Bares e botecos parecem iguais em sua essência, variando apenas no cardápio, na especialidade da casa e nas porções que oferecem. Parecem, mas há características diferentes de frequentadores que podem variar de cidade para cidade. Para alcançar êxito, o empreendedor deve conhecer as características e o gosto do público onde pretende instalar seu boteco.
O jornal O Globo publicou interessante reportagem, na qual entrevistou donos de bares do Rio de Janeiro que expandiram os seus bares para São Paulo e notaram as diferenças entre o público de uma e outra cidade.
Os donos de bares notaram diferenças entre cariocas e paulistas no comportamento e no modo de vestir. O carioca é mais despojado no vestir, certamente por causa do clima mais quente e da descontração dada por roupas mais leves de praia. O paulistano é mais formal. O ambiente dos bares do Rio é, portanto, mais descontraído e informal.
O gosto pelo cardápio é parecido: empadas com camarão, caipivodka de frutas variadas. O famoso PF (prato feito) varia apenas na preferência pelo feijão; o carioca prefere o feijão preto, e o paulistano, o carioquinha.
Os cariocas frequentam os bares praticamente durante todos os dias da semana. Os paulistanos não gostam de beber no início da semana e preferem frequentar os bares de quarta-feira em diante.
O paulistano tem o hábito de fazer reserva nos bares. O carioca sai em grandes grupos e não fazem reserva. Se não achar mesa, faz a festa na rua ou na praia.
Até a preferência por chope varia de uma cidade para outra. Os paulistanos prezam pela cremosidade do chope, e os cariocas têm maior preocupação com a temperatura do chope, que deve estar bem gelado. Outra influência do clima.
Parece que os bares estão atrelados ao estilo de vida da cidade. Cidade com estilo de vida mais descontraído terá frequentadores de bares mais descontraídos.
O comentário sobre o artigo publicado pelo O Globo tem o objetivo de mostrar que uma empresa ou mesmo um bar, ao mudar de cidade, encontrará diferenças de gosto entre os clientes e consumidores. Para alcançar sucesso, deverá conhecer o local onde estabelecerá sua organização, o mercado e a preferência dos clientes.
O empreendedor deverá saber adaptar-se ao novo mercado, sem perder suas características essenciais e seu DNA.
Ressalta-se, uma vez mais, a necessidade de planejamento e de análise de mercado, que inclui o conhecimento dos consumidores e de suas preferências.