Nesta quarta-feira (4/10), o Portal iMulher retorna com o Papo i, podcast cujo primeiro episódio (online) reuniu as colunistas mulheres da revista digital. A partir de amanhã, o programa volta em novo formato. Desta vez, gravado em estúdio, na TVBC, de Balneário Camboriú (SC), ainda sob o comanda desta podcaster que vos fala.
Aproveito esse novo passo do portal para trabalhar o tema aqui na Coluna Hiato, onde você se atualiza sobre tendências, ferramentas e estratégias de comunicação empresarial e marketing.
Utilizar podcast como recurso de marketing não é novidade, pelo contrário. E não é para menos: Relatório DataReportal 2023 aponta o Brasil como o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo, com 42.9% de usuários de internet, com idades entre 16 e 64 anos, que escutam podcast toda semana. Segundo estimativas da eMarketer, a expectativa é que, até o ano que vem (2024), 25% da população mundial já tenha aderido aos podcasts.
O que é um podcast
O podcast é um formato de conteúdo que utiliza do áudio como principal recurso para conduzir entrevistas, bate-papos, aulas, reflexões e etc. Além do formato em áudio, se popularizou a transmissão ao vivo da gravação dos podcasts sendo originado um novo formato: o videocast. As mídias utilizadas para ouvir podcasts atualmente, são: Spotify, YouTube, Deezer, Google Podcasts, CastBox, Apple entre outras.
Pegando carona nessa tendência de consumo dos vídeos, surgiram os cortes desses vídeos longos. Basta abrir o YouTube, o TikTok ou o Instagram que, com certeza, encontramos muito conteúdo no formato de cortes de podcasts. Atualmente, esse é um dos formatos que mais dá resultado, pensando em marketing de conteúdo em redes sociais digitais. Aliás, pesquisa da Hubspot (Social Media Trends 2023) mostra que os vídeos curtos são um sucesso, por isso é o formato que os profissionais de social media mais planejam investir. Eles são mencionados por 33% dos profissionais. Em contrapartida, os podcasts entram na pesquisa com apensa 7% de participação. Índice baixo, tento em vista o aumento surpreendente no consumo e os inúmeros benefícios da ferramenta.
Por que utilizar podcasts
- Facilidade de consumo
- Cria um senso de comunidade
- Pode ser consumido em qualquer hora e lugar
- Captação de audiência dos convidados
Planejamento para melhorar o resultado
Fazer podcast não é uma tarefa difícil, mas exige planejamento, como qualquer ação de marketing. Confira 10 passos essenciais para ter um bom resultado com a ferramenta:
Passo 1: Determine um tema e identidade para o podcast
Passo 2: Escolha o tipo de podcast
Entrevista
Neste padrão, o anfitrião convida um especialista ou uma personalidade para discutir algum tema em que são referências. Com isso, o podcast tende a atrair também o público que já acompanha esse convidado.
Painel
No formato de painel, o podcast conta com a participação de mais de um convidado para debater um assunto. É como uma mesa redonda, em que todos têm espaço para falar, com tempos definidos ou não. Exige mais organização e coordenação do mediador.
Informativo
Sabe aquele jornal da manhã que você ouvia (ou ainda ouve) na rádio? Esse formato de podcast é muito parecido, mas não precisa ser acompanhado em tempo real — dá para ouvir quando quiser. Tem uma pegada mais informativa, muitas vezes jornalístico, com as notícias do dia, algum assunto em alta ou novidades de uma área de atuação.
Individual
Esse envolve apenas uma pessoa, que conduz o programa. O apresentador precisa ter desenvoltura para dar dinâmica ao podcast e transformá-lo em uma conversa com os ouvintes.
Passo 3: Escolha os canais de exibição: Spotify, YouTube, Deezer, Google Podcasts, CastBox, Apple etc.
Passo 4: Pense no conteúdo e na estrutura
Passo 5: Escolha os convidados para o programa
Passo 6: Tenha os equipamentos e programas necessários para um podcast: microfone; gravador de áudio; headphones ou headsets; estúdio (ou ambiente com boa acústica); software de gravação; software de edição. Se o programa for individual, fica mais fácil. Se for uma entrevista ou painel presencial, pense também nos equipamentos dos convidados.
Passo 7: Faça a edição do podcast
Passo 8: Publique o podcast. Você pode fazer isso através da plataforma de hospedagem Anchor e depois replicar nos canais de distribuição escolhidos
Passo 9: Faça a divulgação do podcast nas redes sociais, por email, no seu site etc.
Passo 10: Crie vídeo curtos com recortes dos melhores momentos do episódio para reforçar a divulgação.
Que tal publicidade em áudio?
Sabemos que os orçamentos de marketing estão sob total escrutínio nesta economia cheia de altos e baixos, o que exige muita criatividade e assertividade nas ações do setor. Mas também sabemos que para ter um portfólio de marketing mais forte, um anunciante deve considerar a veiculação em uma variedade de mídias para ter alcance. Por isso é hora de considerar a integração da publicidade em áudio ao mix de marketing.
Os usuários adultos do Spotify e do Pandora, por exemplo, passam 51 e 49 minutos ouvindo áudio diariamente, respectivamente. É mais tempo gasto do que na maioria das plataformas de mídia social, de acordo com nossas previsões. O TikTok, que lidera o tempo gasto, teve uma média de 53,8 minutos por dia entre seus usuários adultos nos EUA. E vale ressaltar que os formatos de anúncios em áudio têm vantagens, pois são notavelmente impossíveis de ignorar.
E então, já decidiu investir em podcast? Espero que sim, mas caso esteja em dúvida, confira mais alguns dados relevantes e não deixe de acompanhar o Papo i com Dany Fuchs, podcast quinzenal do Portal iMulher, que estreia amanhã (4/10/2023).
Confira mais dados
- 37% dos americanos descobriram novos podcasts a partir de recomendações boca-a-boca, enquanto 39% dos europeus vasculharam a Internet em busca de sugestões de podcasts.
- A maioria (65%) dos ouvintes de podcasts ouvem o podcast inteiro.
- O tempo de audição do podcast de pico situa-se entre as 8:15 e as 8:30 da manhã, o que faz sentido uma vez que a maioria dos ouvintes gosta de ouvir podcasts a caminho do trabalho ou da escola.
- Estudos mostram que a escuta de podcasts também atinge novamente o pico às 11h e 17h30 horas.
- 70% dos fãs do podcast ouvem um episódio enquanto fazem trabalhos domésticos.
- 2021 viu o maior número de ouvintes de podcast feminino de sempre.
- O número de ouvintes de podcast em todo o mundo deverá crescer para 504,5 milhões até 2024 – um aumento constante desde 2019.
- O consumo global semanal de podcast triplicou desde 2013, mostrando um tremendo crescimento a longo prazo.
- Em 2024, o valor de receitas publicitárias deverá atingir a marca dos 4 mil milhões de dólares.
- Millennials ocupam o primeiro lugar da geração com a maior percentagem de ouvintes de podcasts nos Estados Unidos.
- A percentagem de ouvintes de podcasts femininos nos E.U.A. é próxima dos 46%.
- Apple Podcasts é uma das plataformas mais populares para podcasts e apresenta mais de 500.000 podcasts ativos, com conteúdo em mais de 100 línguas.
- Spotify é a plataforma de hospedagem de podcasts mais popular para ouvir podcasts de áudio nos EUA.