Overthinking, hábito de pensar demais, pode levar ao estresse e à ansiedade.
QUE É OVERTHINKING
Overthinking é o hábito de pensar demais, analisar excessivamente situações antes de decidir, remoer ou se preocupar com situações passadas ou futuras, com decisões a tomar ou com eventos, o que muitas vezes leva a sentimentos de estresse e ansiedade.
É fácil criar situações na sua mente que parecem muito maiores do que realmente são e que transformam pequenas preocupações em ciclos intermináveis de pensamentos repetitivos.
Às vezes, sua cabeça pode causar mais dano a você do que os próprios eventos ou conversas que você já viveu ou ainda precisa enfrentar.
VIDA MODERNA
O “pensar demais” é fenômeno comum na vida moderna. No mundo repleto de informações, em que as redes sociais e a constante conectividade tornam tudo mais visível, o overthinking surge com muita força porque as pessoas passaram a considerar muitos outros dados na tomada de decisões e mesmo na forma de portar-se e conduzir-se em público.
O excesso de análises, de considerações e de temores pode levar à ansiedade, estresse e, em última instância, à paralisia na tomada de decisões.
EXEMPLOS COMUNS DE OVERTHINKING
Decisões Cotidianas
Ao escolher um restaurante, algumas pessoas podem passar horas revisando menus online, lendo avaliações e comparando preços, até que se sintam tão confusas que, às vezes, acabam não saindo.
O mesmo acontece no momento de uma compra. Há grande variedade de produtos semelhantes, de marcas diferentes e com características próprias. Além da análise do produto, da loja e sua confiabilidade e do prazo de entrega, ainda há o estudo das avaliações de outros compradores.
Há pessoas que gastam mais tempo analisando o menu do streaming que assistindo aos filmes.
Interações Sociais
Após uma conversa, muitos podem ficar revivendo cada palavra dita, preocupando-se com o que o outro realmente pensou ou sentiu, o que o outro quis dizer e se houve indiretas, o que pode gerar ansiedade social.
Trabalho e Projetos
Um profissional pode hesitar em apresentar sua ideia por medo de críticas. Com isso, em vez de focar no potencial positivo perde oportunidades por conta da análise excessiva do que pode dar errado.
SOLUÇÕES PARA O OVERTHINKING
Mindfulness e Meditação
Práticas de mindfulness (“atenção plena”, em tradução livre, é a prática de se concentrar no presente) podem ajudar a pessoa a se concentrar no presente, de forma a reduzir a ruminação sobre o passado ou preocupações futuras.
Estabelecimento de Limites
Voltar-se para a técnica do “tempo de decisão”, por meio da qual se dá prazo específico para analisar uma situação ou decisão. A disciplina e o acatamento ao limite imposto podem ajudar a evitar a paralisia do overthinking.
Escrita Reflexiva
Colocar pensamentos em papel pode facilitar a clareza mental e ajudar a organizar ideias, permitindo organizar agenda, estabelecer prioridades e fazer análises mais objetivas.
Busca de Apoio
Conversar com amigos, parentes ou profissionais pode oferecer novas perspectivas e, muitas vezes, aliviar a carga emocional associada ao excesso de pensamentos. Até mesmo colaboradores da empresa podem oferecer outros pontos de vista. Esteja aberta a aceitar sugestões e ideias diferentes.
Prática de Aceitação
Aceitar que a incerteza faz parte da vida e que nem todas as decisões resultarão em resultado perfeito pode reduzir a pressão interna e a necessidade de controlar tudo.
DESAFIO
Em suma, o overthinking é um desafio contemporâneo que pode ser gerido com práticas de autocuidado e estratégias de enfrentamento. Identificar esses padrões e programar mudanças levam à vida mais equilibrada e satisfatória.