Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS
Existem várias expressões equivalentes a “onde Judas perdeu as botas”, tais como “onde o vento faz a curva”, “no fim do mundo”, “no cafundó de Judas”, “no meio do nada”, entre outras. O significado será o mesmo, o de lugar longínquo, muito distante, talvez inacessível.
É difícil saber a origem exata da expressão “Onde Judas perdeu as botas“. Muitos autores acreditam que a expressão surgiu com a história de Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus.
Uma crença popular afirma que Judas escondeu em suas botas as trinta moedas de prata que recebeu dos sacerdotes para entregar Jesus.
Quando encontraram o corpo de Judas (depois de ter se enforcado), este estava descalço. Ou deveria estar. Onde então foram parar as botas e o dinheiro? A lenda acrescenta que muitas pessoas tentaram encontrar as botas de Judas para ficar com o dinheiro, mas não obtiveram sucesso. Por esse motivo, “onde Judas perdeu as botas” serve para descrever um lugar difícil de encontrar, longínquo.
Simples verificar a crendice popular. A Bíblia não menciona o hábito de Judas de calçar botas. É comum ver que, no tempo de Cristo, as pessoas usavam sandálias.
O Evangelho de São Mateus fala que Judas, “vendo que Jesus fora condenado, foi assaltado de remorsos e devolveu as trinta moedas de prata aos sumos sacerdotes e aos anciãos”. Prossegue “Judas se retirou, atirando o dinheiro em direção ao santuário e foi enforcar-se”. (Mt, 27, 3 – 5). Portanto, Judas não ficou com o dinheiro da traição. Nem os sacerdotes quiseram ficar com o dinheiro, pois São Mateus afirma que “Não é permitido depositá-lo no tesouro, pois é preço do sangue” e, depois de deliberar, eles utilizaram o dinheiro para comprar o campo do oleiro para sepultura dos estrangeiros.
A confusão parece haver começado na Idade Média, quando a Bíblia era lida apenas pelos padres e nobres, pois a maioria da população era analfabeta. Assim surgiram lendas sobre personagens bíblicos que permaneceram no imaginário popular.
2 Comentários
Como sempre, muito interessante.
Cel. Claudio Duarte é cultura.
Adoroooooooooooo essa coluna Origem de palavras e expressões !!!