Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional. Por vezes, a origem da palavra ou expressão surpreende.
ZERO
Muitos matemáticos consideram a invenção do zero pelos sábios do Islã como a maior descoberta da ciência dos números, pois representou a solução definitiva para a resolução de qualquer operação matemática. Lembrem-se de que não havia o zero nos algarismos romanos.
A palavra “zero” deriva da palavra árabe “sifr”, que significa “algo vazio”. Vertida para o latim, a palavra tornou-se “zephirum” e, mais tarde, tornou-se “zero” em italiano. O português adotou o “zero” e a palavra árabe “sifr” tornou-se “cifra”.
Imaginem fazer contas sem o zero. Imaginem como seria fazer as contas do supermercado, o saldo no Banco (principalmente quem tem milhões) e até o cálculo das distâncias astronômicas entre os astros e as galáxias se não existisse o zero.
Contudo, bom mesmo é o zero à direita, que representa aumento e crescimento. Zero à esquerda significa inutilidade e negação.
O Grupo Local é o grupo composto por mais de 54 galáxias que inclui nossa Galáxia, a Via Láctea, com o centro gravitacional localizado entre a Via Láctea e a Galáxia de Andrômeda. As galáxias do Grupo Local cobrem uns 10.000.000 de anos-luz de diâmetro e tem uma aparência binária. Como representar este número sem o zero?
1 comentário
Gostei muito da história do zero. Fico imaginando antes das maquinas e calculadoras, como seria a soma ou multiplicação em algarismos romanos…
Bem complexo.