As expressões populares têm origem nos costumes e na cultura do povo. Interessante ver sua origem.’
Origem da expressão “Matar cachorro a grito”
A expressão “matar cachorro a grito” significa que alguém se encontra em situação de extrema dificuldade ou desespero, a ponto de precisar recorrer a meios extremos ou improváveis para resolver um problema. Pode também significar alguém com carência de recursos financeiros ou até de relações afetivas.
A expressão está relacionada à grande sensibilidade auditiva dos cães, muito mais apurada que a dos seres humanos. Os cães têm dois sentidos muito mais aguçados que os dos seres humanos: o olfato e a audição.
O ser humano ouve sons que se situam na faixa de frequência ente 20 hertz e 20.000 hertz, e os cães podem perceber sons de 65.000 hertz. Os cães também podem ouvir sons mais suaves e mais distantes.
Com a capacidade auditiva aumentada, os cães se incomodam com sons de alta intensidade, que os deixam desorientados e nervosos. Por isso ficam abalados e agitados com alarmes, trovões, rojões e fogos de artifício. Em espaços confinados e submetidos a sons muito intensos, o cão pode entrar em desespero e ferir a si mesmo.
Surgiu daí a expressão “matar cachorro a grito”. Afirma-se que é possível provocar a morte de um cão deixando-o confinado em espaço restrito submetido a sons estridentes, pois ele acaba por entrar em desespero, atirar-se contra as paredes e ferir-se a ponto de causar sua morte.
No caso de ataque de um cão, a vítima, em situação desesperadora, poderá salvar-se desde que consiga gritar muito alto de forma a ferir os ouvidos sensíveis do cão e fazê-lo desistir do ataque.
Típico uso de recurso de meio improvável ou extremo para resolver um problema.