Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
- CAIR NOS BRAÇOS DE MORFEU
Cair nos braços de Morfeu é a expressão popular que significa o “desejo de adormecer e cair em sono profundo”. Mas há um engano. Muitas pessoas pensam erradamente que Morfeu era o deus do sono. Segundo a mitologia grega, Morfeu era também deus e filho de Hipnos, este sim, o deus do sono.
Morfeu dispunha de grandes asas que o faziam vagar silenciosamente pela noite. Ele aproveitava o repouso das pessoas e ocupava os sonhos delas em formas humanas que assumia.
Os gregos acreditavam que a noite bem dormida trazia efeitos positivos para a mente e a saúde das pessoas, o que era explicado pela presença do deus Morfeu no sonho delas. Os gregos acreditavam que a pessoa somente teria boa noite de sono quando conseguia sonhar, ou seja, quando estava na companhia de Morfeu, nos braços de Morfeu.
Foi justamente por meio dessa expressão e da história de Morfeu que um dos mais potentes analgésicos existentes, a morfina, ganhou esse nome.