Por Simone Hillbrecht
“A história não é o que aconteceu. A história é o que foi escrito.” [pág. 413]
O Segredo do Anel é o primeiro livro da série O legado de Maria Madalena da autora americana Kathleen McGowan, publicado em 2006.
Narra a história da jornalista Maureen Paschal, que após retornar de uma viagem a Jerusalém, onde tem visões com uma mulher misteriosa, decide escrever um livro que faça justiça a figuras femininas controversas cujas lutas foram mal compreendidas ao longo dos séculos. Mulheres como a imperatriz Maria Teresa da Áustria, sua filha Maria Antonieta, Joana D’Arc, Lucrécia Bórgia, Maria I da Escócia e a personagem bíblica Maria Madalena. A protagonista corre o mundo em busca de documentos raros que contestem a história contada até os dias atuais e as inocente das acusações que pesaram sobre elas.
O livro enfatiza que certas coisas fazem parte do plano divino e algumas pessoas têm papéis predestinados. A escritora acaba se envolvendo com uma entidade secreta e acredita que vai encontrar os evangelhos de Maria Madalena.
Maureen está determinada a entender o significado de um anel que pertenceu a Catherine de Braganza, a rainha consorte de Inglaterra, Escócia e Irlanda no século XVII. Ao colocá-lo no dedo, passa a ter sonhos com a crucificação de Cristo e com uma mulher de véu vermelho que supostamente seria Maria Madalena. O anel desempenha papel crucial na trama, pois a jornalista acredita que ele contenha pistas importantes sobre o legado sagrado.
A história se desenrola em várias localizações, incluindo a Inglaterra, França, Escócia e Portugal, com Maureen viajando para pesquisar sua própria linhagem, uma vez que se descobre descendente de Maria Madalena. Sua pretensão agora é desvendar os segredos religiosos guardados há mais de dois mil anos.
McGowan utiliza elementos históricos reais e outros religiosos como pano de fundo para desenvolver uma trama bastante envolvente. Incorpora, por exemplo, histórias sobre o Santo Graal e sobre artistas, pintores renomados, enriquecendo de tal forma a narrativa, que certos trechos da ficção passam a impressão de realmente terem acontecido, tamanha a fidedignidade como foram retratados.
Ficção
Trata-se de romance ficcional que explora teorias de conspiração religiosa, misticismo e a busca por uma linhagem divina. Um livro intrigante e polêmico!
A protagonista vai gradualmente conhecendo e desvendando a história dessa controversa mulher que foi Maria Madalena. Além de apóstola de Jesus, teria sido sua esposa e mãe de seus filhos, cujos descendentes deram origem às principais casas reais da Europa nos séculos passados e protegem os segredos de Madalena até os dias de hoje.
A trilogia O legado de Maria Madalena da autora Kathleen McGowan conta com outras duas obras publicadas: O livro do amor (2009) e The poet prince (2010, ainda inédito no Brasil).
FICHA TÉCNICA
Título original: The Expected One
Editora: Rocco; 1ª edição (1 janeiro 2006)
Idioma: Português
Capa comum: 432 páginas
Confira também:
Maria Magdalena (série)
1 comentário
Adorei a dica! Deve ser uma leitura muito interessante.