O Natal de 2021, período mais intenso de compras do ano, ensinou que os hábitos de compras dos brasileiros estão mudando, influenciados pelo período de lockdown e a COVID. Nos dois últimos anos, com lojas e shoppings fechados por bons períodos e o “fique em casa” a pleno vapor, houve grande salto nas vendas on line.
Grandes empresas fizeram investimentos em tecnologia, logística e treinamento de pessoal para atender a demanda crescente nas vendas on line.
Em 2021, o comércio reabriu as portas, o consumidor voltou às lojas físicas e aos shoppings, mas aprendeu a lidar com as compras on line e com a comodidade que o sistema oferece. Está surgindo novo sistema de compras que envolve a mistura da compra pelo canal on line com a compra na loja física.
O consumidor pode comprar pelo site e retirar o produto na loja; pode optar pela compra na loja física com entrega rápida; pode procurar qual sistema oferece o frete grátis e a entrega mais rápida. A opção a ser escolhida também envolverá o preço, o financiamento, o valor total da compra e o valor das parcelas, caso a compra seja financiada.
O gerente e o empreendedor terão, pois, novos desafios a considerar em sua estratégia de venda. Não mais deverá esperar o cliente chegar a sua loja; terá que levar a loja ao cliente por meio de ofertas, marketing, benefícios e vantagens.
Necessitarão de plataforma digital, aplicativos e acesso ao mundo digital para ampliar suas vendas. Lojas desenvolveram aplicativos no celular de seus colaboradores, por meio dos quais eles obtêm informações referentes ao produto: preço à vista, a prazo, valor e número das prestações, número de produtos em estoque e em qual unidade. Há casos em que o vendedor fecha a compra pelo aplicativo e a ida do cliente ao caixa é dispensada.
Outro ensinamento é que o vendedor deve estar bem preparado porque, muitas vezes, o cliente vai à loja para conhecer o produto que já viu pela internet ou para tirar dúvidas sobre ele. O vendedor deverá saber operar o sistema digital e, ao mesmo tempo, conhecer o produto para fisgar o cliente e não perder a oportunidade da venda.
Lojas fazem live e oferecem descontos para quem estiver no Instagram. Outras fazem ofertas de produtos e lançamentos pelo Whatsapp.
O grande ensinamento é que as lojas estão correndo na disputa de vendas pelos meios digitais e devem atrair os clientes com ofertas e produtos de qualidade.