A Pesquisa Game Brasil realizou pesquisa em fevereiro de 2022 com 13.051 pessoas de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal e obteve a fotografia do comportamento do consumidor de jogos digitais, a qual pode ajudar empresas e pessoas interessadas em atuar no ramo de games. O objetivo principal da pesquisa foi investigar o perfil demográfico, sociocultural e comportamental do consumidor brasileiro de jogos digitais.
Os jogos digitais vêm ganhando espaço como plataforma de entretenimento. 74,5% das pessoas pesquisadas afirmaram que têm o costume de jogar jogos eletrônicos.
Outro dado interessante da pesquisa é que as mulheres superam os homens na quantidade de jogadores no mundo dos jogos digitais, embora em pequena margem. O hábito de jogar games não tem relação com o sexo do jogador.
Os jogadores encontram-se em todas as faixas etárias, com predominância (43,2%) dos jovens até 25 anos. 6,5% dos jogadores estão na faixa etária maior de 50 anos.
84,4% dos entrevistados consideram os jogos eletrônicos como a principal forma de diversão.
Quase metade dos jogadores prefere o smartphone como plataforma de jogo. Seguem-se o videogame, o computador e o notebook. Os smartphones oferecem a vantagem de estarem sempre à mão dos jogadores e oferecem maior variedade de jogos gratuitos.
Os jogos eletrônicos eram associados às classes de maior poder aquisitivo, mas o advento dos smartphones modificou essa concepção e todas as classes sociais têm acesso aos jogos.
Porcentagem alta dos entrevistados, 36,9%, joga todos os dias.
Além de jogos, os gamers adquirem produtos relacionados aos jogos digitais, tais como camisas, peças de vestuário, produtos de casa e acessórios de moda.
Há, pois, mercado e produtos para todos os jogadores, que apresentam diferentes e variados perfis.