A Eve pretende lançar “carros voadores” em 2026 e está desenvolvendo software de gerenciamento de tráfego aéreo urbano.
A Eve começou em 2017 como um projeto dentro da Embraer, um dos principais fabricantes mundiais de aeronaves. A Eve teve a liberdade testar novos modelos de negócios e de explorar o potencial dos eVTOL (Veículos Elétricos de Decolagem e Pouco Verticais), apelidados de “carros voadores”.
“Carros voadores” serão realidade proximamente. A empresa pretende lançar o eVTOL em 2026, mas não bastará lançar o veículo, que trará profundas modificações no espaço aéreo de baixa altitude das cidades. Os eVTOL precisarão de segurança e de estrutura para sua operacionalização.
As cidades terão de definir rotas de tráfego, pontos de descida dos eVTOL (vertiporto), gerenciamento e disciplina da altitude de voo para aeronaves que voam a baixa altitude (helicópteros), locais de manutenção dos eVTOL, locais de pouso de segurança, dentre outros aspectos.
Os carros elétricos foram lançados no mercado sem que houvesse estrutura adequada de carregamento das baterias, o que fez com que sua aceitação esteja caindo. Para evitar que algo semelhante aconteça com seus eVTOL, a Eve está desenvolvendo um software de gerenciamento de tráfego aéreo urbano e o apresentou no Airspace World, em Genebra, o maior e mais influente evento de gerenciamento de espaço aéreo do mundo, a fim de fornecer atualizações sobre o desenvolvimento do seu sistema.
“O Vector (nome do software de gerenciamento do espaço aéreo) tem os objetivos de simplificar as operações no espaço aéreo para aumentar a segurança, otimizar o desempenho e maximizar a utilização de recursos”, afirmou Johann Bordais, CEO da Eve.
O Vector está sendo desenvolvido para gerenciar os desafios atuais e futuros do gerenciamento do tráfego aéreo urbano para que as operações de mobilidade aérea ocorram com segurança e eficiência. Ele foca nos operadores da frota de eVTOL, nos vertiportos e nos futuros prestadores de serviços de navegação aérea de baixa altitude.
A Eve espera que os eVTOL se tornem meio de transporte para comunidades de todo o mundo, principalmente para as grandes cidades e espera entregar o Vector junto com os eVTOL a fim de garantir sua funcionalidade.
Os testes com o Vector têm apresentado resultados promissores, que ainda precisam de atualizações. Em novembro de 2023, a Eve realizou simulação do Vector com a Flexjet, no Reino Unido, que envolveu voos em aeródromos com diferentes rotas.
“A Eve vem ativamente incorporando recursos ao Vector, incluindo comentários recebidos por meio de testes com usuários, para garantir que o valor de seus serviços seja traduzido diretamente para os usuários finais“, pondera Brenden Hedblom, gerente de soluções de gerenciamento de tráfego da Eve.
A empresa está avançando em direção a versão operacional do software para que os clientes possam colaborar com o avanço do mercado.
A ficção científica de carros voadores, que víamos em filmes futuristas, está prestes a tornar-se realidade.
Aguardemos 2026.