O Portalimulher tem apresentado artigos sobre o eVTOL, popularmente conhecido como “carro voador”, porque este será novo mercado que surgirá em pouco tempo.
A empresa brasileira Eve, controlada pela Embraer, está desenvolvendo o carro voador e pretende colocá-lo em serviço em 2026. O nome “carro voador” não aplica bem ao veículo, porque é um avião de mobilidade aérea urbana e não um carro. O eVTOL é uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical, mas também diferente de um helicóptero. Ou seja, o eVTOL será diferente de todos os meios de transporte conhecidos.
O eVTOL será elétrico, o que o tornará mais simples, mais leve e menor que o helicóptero e os aviões. Ele terá 8 motores elétricos para fazer o aparelho decolar verticalmente r usará apenas um motor para fazê-lo se deslocar horizontalmente. O motor o tornará mais silencioso que motores a combustão.
O eVTOL encontra-se em fase de testes, como simuladores de voos, túneis de vento e outros. Além disso, o eVTOl exigirá grandes mudanças no transporte urbano. Será necessário construir “vertiportos” (que serão as paradas em pontos pré-determinados, assim como há paradas de ônibus).
Será fundamental planejar e organizar o tráfego aéreo urbano. O espaço aéreo com aviões e helicópteros continuará funcionando normalmente e a ele será acrescido o eVTOL. O tráfego aéreo terá que ter segurança e mobilidade para que o eVTOL seja eficiente.
A Eve pretende inicialmente oferecer o eVTOL a companhias que irão operá-lo e explorar o transporte urbano. Pode ser que, no futuro, a Eve passe a fabricar modelos individuais.
A Eve pensa em planejar o eVTOL para voos médios de 30 Km, com possibilidade de alcançar até 100 Km, o que o faria atender a maior número de clientes.
O eVTOL não será a solução para o trânsito caótico das grandes cidades; será mais uma opção de mobilidade que poderá trazer algum alívio para o tráfego terrestre.
Uma ideia interessante, inicialmente assustadora, é que o eVTOL começará a operar tripulado, mas a Eve acredita que futuramente ele será autônomo.
A fabricação do eVTOL começará antes de 2026, ano previsto para que entre em operação. Dentro de 3 anos, portanto.
Atualmente a Eve tem 2.770 veículos vendidos para empresas como United Airlines, SkyWest e Republic Airways, antes mesmo de seu lançamento. As empresas querem largar na frente. Contudo, estima que, até 2035, haverá 50 mil veículos eVTOL em circulação, considerando-se todo o mercado e não somente aqueles produzidos pela Eve.
Novo mercado se abrirá brevemente.
Artigo produzido a partir da entrevista dada por André Stein, co-CEO da Eve, ao jornalista Renan Setti, do jornal O Globo.