O LIVRO “MACARTHUR – LIÇÕES DE ESTRATÉGIA E DE LIDERANÇA”,
Douglas MacArthur (1880 – 1964), militar norte-americano que desempenhou papel proeminente na Guerra do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, foi um dos cinco homens a alcançarem o posto de general-de-exército nos Estados Unidos.
O grande líder nasce líder, mas podem-se aprender e desenvolver qualidades de líder estudando e conhecendo a vida de grandes chefes. O livro, objeto da Dica Cultural de hoje, é pleno de ensinamentos.
Os autores do livro, Theodore Kinn e Donna Kinn, usualmente escrevem sobre liderança, vendas, marketing e estratégias comerciais.
O livro “MacArthur – Lições de estratégia e de Liderança”, no qual os autores buscaram exemplos de comportamento e de ações do General MacArthur, é mais que simples biografia; contém descrições sobre a conduta do general e delas extrai ensinamentos de estratégia e de liderança úteis para gestores, administradores e líderes.
QUEM FOI O GENERAL MACARTHUR
Douglas MacArthur lutou na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e foi o comandante que ajudou a vencer a Segunda Guerra Mundial no Pacífico. Ele ajudou a consolidar essa vitória sendo o governador militar do Japão, tendo ajudado o Japão a ser o que é hoje.
Suas ações se revestem de objetividade e determinação, realizadas com disciplina e coragem. Deu o maior exemplo de coragem quando, designado governador do Japão, desceu desarmado do avião no aeroporto de Atsugi, acompanhado apenas das pessoas que integravam seu estado-maior. Deslocou-se de Atsugi até Yokohama de carro, viajando por 2 horas e passando por milhares de japoneses civis e de combatentes armados, que se colocavam à margem do caminho.
Com essa atitude de coragem, ele conquistou a confiança do povo japonês e estabeleceu sua autoridade.
COMPONENTES DA LIDERANÇA
O General MacArthur forjou a liderança em cima de três componentes fundamentais: valores, visão e proficiência.
Segundo ele, Dever, Honra e Patriotismo são os valores sobre os quais se assenta a liderança, pois “grande liderança é, antes de tudo, liderança moral”.
A visão do líder deve ir adiante, além da rotina diária, a fim de ajustar o rumo das decisões do presente.
O líder deve ser proficiente para executar as decisões com sucesso. Ele deve saber aonde pretende chegar e como chegará ao objetivo.
Seu lema “Na guerra não há substituto para a vitória” norteou sua vida e o fez buscar a vitória em todas as situações. Persistência e determinação.
O LIVRO
O livro pouco fala da vida pessoal do General MacArthur; opta por narrar fatos de sua vida militar e de campanhas das quais participou para, deles, extrair ensinamentos sobre liderança e estratégia.
Na conquista de Incheon, batalha crucial na Guerra da Coreia, o General propôs ação arriscada que, bem sucedida, daria a sua tropa grande vantagem. A Marinha apresentou argumentação contrária à operação, em razão dos elevados riscos. O General MacArthur respondeu que a Marinha subestimava sua capacidade e que ele “tinha mais confiança na Marinha que a própria Marinha tinha em si mesma”.
Segundo Paul Rogers, seu chefe de gabinete, MacArthur “achava a essência de cada homem e a usava para motivá-lo e para despertar-lhe confiança”.
O livro explora a batalha de Incheon para mostrar que o líder apresenta desafios aos liderados e os incentiva a ter confiança em si mesmos e a agir.
Durante a Primeira Guerra Mundial, ele participou de operações na linha de frente, pois dizia que não poderia fazer plano perfeito de ataque se não observasse pessoalmente o campo onde as tropas atuavam. Disse mais que “não poderia lutar contra o inimigo se não pudesse vê-lo”. Exemplo de líder que está junto dos liderados e os acompanha.
Como governador do Japão no pós-guerra, ele declarou que “seu objetivo não era oprimir o país, mas ajudar o país a levantar-se”. Ele administrou a reconstrução e a reestruturação do Japão, o que é considerado uma das operações de ocupação mais bem sucedida da história. Ele soube administrar e liderar na guerra e na paz; soube manter o foco e propor objetivos diferentes para situações bem diferentes.
MacArthur foi o comandante das tropas na frente da Papua, Nova Guiné, durante a II Guerra Mundial, na qual predominavam florestas. Ele determinou que as tropas se adaptassem ao ambiente, pois sabia que o ambiente é neutro e não favorece nenhum dos lados; somente favorecerá o líder e a organização que mais bem se adaptarem a ele e que souberem melhor explorar aquilo que o ambiente oferece. Essa concepção é válida para ambientes de guerra, de economia, de mercado e outros tantos.
O livro “MacArthur – Lições de Estratégia e Liderança” tem 52 capítulos curtos e segue a metodologia citada: descreve sucintamente operações militares e situações difíceis que o general enfrentou e delas extrai ensinamentos de estratégia e de liderança que, por sua vez são ilustrados com o pensamento e os conceitos do MacArthur, alguns dos quais aqui transcritos. Tudo isso acompanhado de comparações das operações militares com a atuação de organizações no mercado e de liderança.
Os exemplos práticos, de fatos reais, reforçam os ensinamentos teóricos e os conceitos de liderança.
O objetivo do livro não é enaltecer a pessoa do General MacArthur; antes, é transmitir lições de estratégia e liderança utilizando exemplos práticos da vida de um grande líder.
É digno de ser lido, estudado e apreciado por gestores, líderes, empreendedores e administradores.