Há novo tipo de brechó, bem mais sofisticado: o de mercado de produtos de luxo de segunda mão. Esse mercado está se expandindo no Brasil e no mundo.
No Brasil, a loja “Troca de luxo” existe há oito anos e pretende expandir-se. A maior parte das vendas é feita pela internet; há poucos atendimentos na loja física, localizada na cidade de São Paulo.
Os objetivos da loja são renovar e reciclar produtos de maneira que outras pessoas também possam usufruir de peças em perfeito estado e também contribuir para a sustentabilidade do planeta.
A loja vende calçados, relógios, joias e óculos, porém o segmento que mais faturou em 2021 foi o de bolsas de couro,
A “Troca de Luxo” pretende ser apenas mero portal de revenda de produtos de luxo. Ela oferece atendimento personalizado, de modo a cativar e fidelizar clientes e torná-las amigas.
Como funciona o sistema de venda e captação de itens? A loja expõe os produtos no Instagram. A interessada acessa o site, vê o produto que deseja adquirir e marca horário para ser atendida na loja física. A vitrine virtual é abastecida pelo Instagram com novidades diariamente.
A captação de itens para venda também é feita pela internet. A loja orienta a pessoa interessada em desapegar-se de algum item a enviar as imagens das peças por Whatsapp e aguardar o retorno da loja, que dirá se há interesse em captar aquele item no momento.
Caso a loja aceite o item para negociar, a pessoa encaminha a peça para a loja a fim de que ela seja avaliada e seja verificada sua autenticidade.
A loja não faz avaliação por foto e nem aceita produtos com excesso de sujidades, com mofo ou odores e nem peças que necessitem de reparos. A nota de compra, nota fiscal ou cartão de autenticidade valorizam a peça.
O preço cobrado pela loja para a revenda do item oscila entre 25 e 35% sobre o preço da venda.
A loja fica com a peça a ser vendida em consignação e avisa o cliente quando ela for vendida.
O mercado está ávido de bons negócios. A internet abre perspectivas de negócios; haja criatividade para explorá-las.