A norte-americana Serena Williams é considerada uma das maiores atletas de todos os tempos e uma das melhores e mais vitoriosas tenistas da história.
Serena é a maior campeã de Grand Slam (principais torneios de tênis do mundo, disputados na Austrália , França, Inglaterra e Estados Unidos) com 23 títulos.
Além do esporte, ela participou de séries da TV e teve pequena participação no filme Pixels.
Depois de aposentar-se das quadras em 2022, Serena Williams tornou-se empreendedora. Recentemente, ela esteve em São Paulo no IfoodMOVE, maior evento da América Latina para restaurantes e deliveries, no qual falou sobre liderança, negócios, inovação e empreendimento.
Do mesmo modo que o supercampeão Roger Federer transmite conhecimentos e experiências adquiridas nas quadras de tênis, Williams transmitiu lições que aprendeu com o tênis e que ela aplica no mundo dos negócios.
Uma das lições é dar um passo de cada vez, assim como no tênis se disputa um ponto de cada vez. “Se você acha que não aguenta 5 minutos, pense em aguentar 5 segundos por vez”.
Foco e persistência são essenciais no jogo de tênis, nos negócios e na vida: “Com o esporte, aprendi disciplina e foco e também aprendi a nunca desistir. Aplico essas virtudes em minhas análises e em cada decisão que tomo nos negócios”.
Wiiliams deixa uma lição, válida para todos nós e normalmente repetida por grandes atletas: aprender com os erros. Ela contou que recebeu proposta de sociedade da Uber, que ainda estava na etapa inicial. Ela tinha certeza de que o negócio era bom e daria certo, mas ela estava focada num torneio de tênis e deixou passar a oportunidade. Ela aprendeu com o erro, pois percebeu que, sozinha, não daria conta de treinar, jogar e decidir sobre os negócios.
Serena então montou uma equipe, que a assessoraria e lhe daria condições de dedicar-se a aspectos que dependeriam exclusivamente dela, como treinar e focar nos jogos e nos treinos. Sua empresa hoje tem 15 pessoas.
Outro ensinamento marcante de Serena Williams é querer fazer parte da transformação que a tecnologia traz para a vida das pessoas. Ela, então, prefere investir em empresas disruptivas, que interrompem o seguimento do processo normal, que rompem com a mesmice e que têm capacidade de alterar a situação. Williams prefere investir em empresas que não têm medo de esforçar-se e nem de se destacar. Empreender com ousadia e inovação, mas sempre planejando e com os pés no chão.
Serena Williams disse que não seria quem é se não fosse pelo fracasso, pois as derrotas e as dificuldades ensinam a levantar-se e a corrigir-se para enfrentar novas situações com mais disposição e garra.
Ela encarou derrotas e dificuldades como desafios e como chances de aprender, crescer e evoluir.