O leão rugindo, símbolo da MGM, representa as virtudes que o estúdio pretendia cultivar: a realeza, a força e o poder.
CRIAÇÃO DA MGM
O empresário Marcus Loew criou a MGM em 1924, quando adquiriu o controle da Metro Pictures, Goldwyn Pictures e Louis B. Mayer Pictures. O nome MGM resultou da fusão da primeira letra dos nomes das empresas adquiridas por Loew.
A ideia de usar o leão como logotipo da MGM partiu do publicitário Howard Deitz, que se inspirou no mascote da Universidade de Columbia, onde ela havia estudado.
O LOGOTIPO
O leão representava as qualidades que a MGM pretendia associar à empresa e a seus produtos. O leão mostra poder, força e a majestade que o estúdio pretendia assumir como a realeza do cinema.
Nos primeiros anos, havia apenas a imagem do leão Leo, sem som. O rugido foi incorporado ao logo em 1928, quando os filmes começaram a ter som. O rugido não era do Leo da imagem; a sonoplastia cuidou de sincronizar o som com a imagem.
O logo traz o lema da empresa expressa na legenda latina “Ars Gratia Artis”, que significa “arte pela arte”. A MGM teve outro slogan popular, usado pela primeira vez em 1932 e também criado por Deitz “more stars than there are in heaven” ( mais estrelas que as que estão no firmamento), referência ao número de astros e estrelas que tinham contrato com o estúdio nos anos 1930.
Por mais de 100 anos, Leo faz a abertura dos filmes da MGM com o rugido assustador. De 1924 a 1957, a MGM utilizou sete leões no papel de mascote. O leão, filmado em 1957, ficou no “emprego” por 64 anos, até 2021, quando o animal real foi substituído por cópia digital.
As filmagens de 1957 começavam a parecer antigas, ainda mais em razão da evolução das imagens dos filmes que passaram de HD para 4K e depois para 8K.
Apesar da preocupação da MGM com a troca dos leões, as substituições não foram percebidas pelo público. Não é fácil distinguir um leão do outro, a não ser que se conheçam muito bem os animais.
ALTERAÇÕES NO LOGOTIPO
O logotipo passou por pequenas adaptações em função da época. Em 1935, os irmãos Marx, que compunham o grupo de comediantes Irmãos Marx e alcançaram grande sucesso no cinema quando os filmes deixaram de ser mudos, fizeram uma paródia do logotipo:
https://www.dailymotion.com/video/x3bnz2k
Repare que até o lema “Ars Gratia Artis” foi substituído por “Marx Gratia Marxes”.
Em 1930, a MGM comprou os direitos de distribuir cartoons (desenho animado). As maiores estrelas dos cartoons da MGM foram o gato Tom e o camundongo Jerry. A dupla Tom e Jerry, criada em 1940 por William Hanna e Joseph Barbera, ganhou sete Oscars entre 1943 e 1953. .
O sucesso da dupla foi tão grande que, por um período, Tom e Jerry fizeram parte do logo da MGM juntamente com Leo:
https://www.youtube.com/watch?v=IYW2rOYj22w
ATUALIZAÇÃO DO LOGO
Em 2021, a MGM fez a atualização do Leo e uma cópia digital substituiu a imagem do leão vivo. Confira a imagem digital de Leo no vídeo abaixo:
O dourado está mais brilhante e a imagem mais nítida.
Em maio de 2021, A Amazon comprou os estúdios cinematográficos MGM. Em 2023, a Amazon Studios se fundiu à MGM Holdings, formando a Amazon MGM Studios.