O mundo virtual é, hoje, o preferido dos bandidos para aplicar golpes; seja por e-mail, rede social, sites falsos, celular ou SMS.
As fraudes mais comuns nas redes sociais são os perfis falsos e contas hackeadas.
O uso do celular para transações bancárias e o crescimento de contas virtuais são bons atrativos para fraudadores. A clonagem do número do celular para obter dados de amigos a quem o golpista vai pedir ajuda financeira esteve muito em moda, mas diminuiu.
Os sites falsos oferecem ofertas tentadoras, normalmente de produtos importados.
O uso do perfil falso é o meio empregado para enganar pessoas nas redes sociais.
O e-mail é utilizado para envio de falsos boletos bancários. Fraudes bancárias são feitas a partir de dados da vítima obtidos por e-mail ou por contato telefônico.
Estelionatários falsificam dados de pagamento até de empresas prestadora de serviços, como concessionárias de energia e de telefonia e até da Receita Federal.
Fraudadores costumam prometer rendimentos elevados ou falsos investimentos que costumam ter os mais jovens como alvo. Os idosos são preferidos para fraudes bancárias.
A pessoa honesta tem a tendência de ser crédula, porque incapaz de dar golpes e de imaginar que alguém aja desonestamente e com tantas artimanhas. Por isso, é sempre bom manter-se em alerta para evitar golpes pelas redes. Há precauções que, se adotadas, podem evitar que você seja vítima de golpes.
Em caso de cobranças
Se você tem dúvidas sobre alguma cobrança que lhe seja feita, entre em contato com a empresa e confirme a existência do débito. Contudo, não ligue para números que venham no boleto, que também estes podem levar a ligação para os próprios fraudadores.
Em caso de boletos
Desconfiar de boletos que considere estranhos e conferir os dados do beneficiário no site da empresa.
Empresas fantasma
Há sites na internet que informam se a empresa é confiável, se aplicou golpes ou se deixou de fazer entrega de produtos aos consumidores. Faça isto antes de realizar a compra.
Não de se deixe iludir por ofertas mirabolantes.
Ligações de farsantes fazendo-se passar por atendente bancário
Não informe seus dados por telefone e opte por entrar em contato com a sua agência e a fim de verificar a existência de alguma pendência com o Banco.
Em caso de haver realizado transferências de valores
Procurar o Banco e tentar reverter a transferência.
Uso do PIX
Limitar o valor de transferências por PIX é boa medida preventiva.
Dados e senhas
Jamais passar senhas e dados bancários para ninguém. Nem por telefone e nem para pedir ajuda em agências bancárias ou lojas.
Notificação do golpe
Notifique às autoridades a ocorrência da fraude de que tenha sido vítima. Ainda que a polícia não identifique os autores da fraude contra você, sua informação poderá ser de grande valia para a polícia e para os Bancos fazerem levantamento das fraudes e/ou providenciar novos sistemas de segurança.
Invadir dispositivo eletrônico e colocar a vítima em situação de vulnerabilidade a fim de obter vantagens indevidas configura estelionato digital, crime punível com pena de até 8 anos de cadeia.