A empresa responsável pela cerveja Corona no México viu as vendas despencarem nos estádios de futebol. Concluiu que, como havia muitos furtos e roubos de carteiras e de celulares nos estádios, os torcedores passaram a ir aos jogos sem celular, sem carteira e sem cartão de crédito/débito, o que os impedia de comprar cerveja durante os jogos.
A cerveja Corona, patrocinadora dos principais times de futebol mexicanos, naturalmente obtém boa receita com a venda nos estádios e faz questão de estar presente nos bons momentos dos consumidores. Buscou, então, uma forma de proporcionar aos torcedores a possibilidade de comprar cerveja nos campos de futebol com segurança.
A Corona tinha dois desafios a vencer: a preocupação com os torcedores e com sua segurança e, ao mesmo tempo, recuperar as vendas da cerveja nos estádios.
A empresa encontrou solução que atende aos dois aspectos e ainda melhorou o seu marketing.
Em parceria com a VMLY & R Commerce, a Corona desenvolveu um chip, colocado atrás do escudo da camisa do torcedor, que registra um crédito e funciona como o chip de cartão de débito.
A empresa orientou os torcedores, interessados em adquirir o chip, a levar a camisa de seu time a determinados pontos da cidade para ter o chip inserido na camisa, baixar o aplicativo e adicionar o crédito para ser usado na compra da cerveja nos estádios.

A camisa do time passou a chamar-se “JerseyPay” (camisa de pagamento, em tradução livre).
Nos estádios, basta o vendedor encostar a maquininha de pagamento no escudo do torcedor, assim como se faz o pagamento com celular ou com o cartão de aproximação.

Somente na primeira semana, a Corona instalou 30 mil chips em camisas de torcedores interessados e viu as vendas de cerveja nos estádios aumentarem em 35%.
A solução, bastante criativa, atendeu aos dois desafios: oferece proteção e conforto ao torcedor, que pode saborear a cerveja assistindo ao jogo de seu time sem levar carteira ou celular para o estádio, e recupera as vendas em queda.
A Corona ainda faz o marketing de associar seu chip à camisa do time preferido, bem mais valioso para o torcedor.
A iniciativa da cerveja Corona é exemplo de criatividade na superação de dificuldades e na facilitação ao consumidor para adquirir o produto desejado, sem comprometer sua segurança pessoal.