Estamos sós no Universo? Há vida em outras regiões da imensidão do universo? Estará a Terra sozinha? Será que, entre o número infindável de galáxias, somente a Terra apresenta as condições ideais para o surgimento e desenvolvimento de vida, pelo menos vida como a conhecemos?
Este assunto fascina e oxalá fascine também você. Ainda não há comprovação científica para responder as perguntas formuladas.
De qualquer forma, qualquer uma das duas opções – há vida ou não há vida em outras regiões do Universo – é fascinante. Embora imaginar-nos sozinhos cause vazio e estranha solidão.
A relação custo X benefício seria insignificante caso exista vida somente neste grão de areia – ou neste pálido ponto azul da Via Láctea, como disse o astrônomo Carl Sagan – e não mais a exista em outros mundos. Não parece lógico nem razoável.
Até o momento, foi confirmada a existência de mais de 5 mil exoplanetas, planetas fora de nosso sistema solar. Mas ainda há “candidatos” à espera de confirmação. A descoberta do primeiro exoplaneta ocorreu em 1995 e o número vem aumentando com a evolução da ciência e dos meios de observação.
As condições ideais de vida, como conhecida na Terra, envolvem muitos aspectos: temperatura amena no planeta (o que implica distância relativa da estrela que o alimenta de calor), campo magnético que proteja o planeta contra raios cósmicos, água líquida, atmosfera que não seja densa demais, carbono, oxigênio…
Vênus, o planeta gêmeo da Terra e mais próximo de nós (Marte é mais distante), em razão da menor distância que o separa do Sol, tem temperatura na casa dos 500 graus centígrados – quente demais para abrigar vida – e pressões exorbitantes. Já foi descoberto que Vênus possui nuvens de ácido sulfúrico rodopiando em torno dele. Por esta razão, o estudo dos planetas voltou-se para Marte.
Se os cientistas soubessem como o Sistema Solar se formou, poderiam generalizar e até fazer previsões sobre quantas estrelas acompanhadas de planetas semelhantes se formou na galáxia e no Universo. Da mesma forma, se soubessem como a vida começou na Terra, poderiam fazer avaliações sobre as chances de vida existir em outros planetas. Não se sabe como a vida começou na Terra, e há várias teorias a este respeito.
Por enquanto, as expectativas se encontram nos telescópios, cada vez mais potentes e mais sofisticados, e principalmente no Telescópio Espacial James Webb, que analisará a atmosfera de exoplanetas.
Cientistas fazem previsão de que, dentro de alguns anos, poderão ter a confirmação da existência de vida fora da Terra. Seguramente, esta será a maior descoberta jamais feita pelo ser humano.
Enquanto isto, ficamos na expectativa.