Apesar de seus afazeres e compromissos nas vésperas do Natal, Papai Noel conseguiu tempo para atender ao PORTALIMULHER e responder as perguntas sobre o Natal, sua função e sobre ele mesmo.
Conheça mais sobre Papai Noel lendo a entrevista exclusiva a seguir.
PORTALIMULHER – Como o mundo atual vê a figura do Papai Noel? Sua imagem mudou ao longo do tempo?
PAPAI NOEL – Papai Noel é visto atualmente como a expressão do consumismo, como o empresário dono de uma fábrica de brinquedos que os distribui para as crianças do mundo e de fábricas de bens de consumo para serem distribuídos para os adultos.
Na visão atual, Papai Noel se preocupa apenas com presentes materiais, consumismo, ceias e fotos em shoppings e lojas.
PORTALIMULHER – Mas nem sempre foi assim?
PAPAI NOEL – Não; nem sempre foi assim. Tempos atrás, havia a expectativa da chegada do Papai Noel, que era visto como um ser mágico, irreal e fantasioso, mas sempre presente nas comemorações de Natal, que visitava todas as casas do mundo e levava presente para todas as pessoas. Ele era bem vindo pela imagem de bondade e alegria que ele transmitia e transmite e não somente pelos presentes.
Claro que não há lógica na crença de um velhinho onipresente, mas até para os adultos é bom pensar que possa existir alguém bondoso que percorre o mundo a dar presentes e a praticar o bem.
Crianças não se preocupam com lógica, ainda mais quando há fantasias envolvidas. Nem mesmo os adultos sonhadores, que mantêm acesa a criança que foram, devem preocupar-se com lógica de sentimentos.
PORTALIMULHER – Você falou em expectativas. Como era essa expectativa?
PAPAI NOEL –As crianças tinham a expectativa da visita do Bom Velhinho e se preparavam para recebê-lo. Preocupavam-se em comportar-se bem para receberem presentes, o que criava atmosfera de bondade principalmente durante o mês de dezembro. Elas levavam a sério a ameaça de que Papai Noel não lhes traria presentes caso não se comportassem corretamente.
Havia expectativa em torno da figura e da visita dele, muito mais que nos presentes que ele traria. Ele passava a imagem de bondade, de carinho, de afeto e de ternura, o que contribuía para tornar o Natal cheio de bondade.
Claro que a expectativa maior deve ser pela vinda do Menino Jesus, razão maior do Natal. Papai Noel apenas contribui para a beleza do Natal.
As crianças deixavam meias nas janelas ou na árvore de Natal para que nelas Papai Noel colocasse os presentes. Era uma das muitas formas de se preparar para a visita dele.
As casas se preparavam para receberem Papai Noel, ainda que ele nelas permanecesse por pouco tempo. O presente mais importante – o Filho de Deus que viveu entre os seres humanos – este permanece para sempre.
Os preparativos ocorriam durante o mês de dezembro, o que contribuía para a noite festiva e gloriosa do Natal.
PORTALIMULHER – Como fazer para não ser flagrado pelas crianças?
PAPAI NOEL – Enquanto podiam, crianças ficavam acordadas na noite do dia 24 à espera da chegada do Papai Noel até que, vencidas pelo sono, dormiam.
No dia seguinte, a criançada tinha a confirmação de que ele estivera na casa e deixara os presentes. As crianças não o viam, mas havia aura mítica em torno da figura de Papai Noel e a certeza de que ele ali estivera. As crianças não o viram, mas recebiam os presentes que ele deixou. Então, a magia existia, e a fantasia se realizava pelos presentes.
Os pais diziam que ele voltaria somente no próximo ano, e já se iniciava a expectativa pela vinda dele no ano seguinte e pela possibilidade de vê-lo.
PORTALIMULHER – Isso significa que Papai Noel é mais que mero distribuidor de presentes?
PAPAI NOEL – Claro. Havia fascínio por Papai Noel. Havia ansiedade por sua chegada. Havia atração e admiração pela pessoa bondosa que trazia presentes; ele não era visto, mas se fazia atuante. Havia mais sentimento na vinda do Papai Noel.
Papai Noel não é apenas o consumista a distribuir bens materiais. Papai Noel é e deve ser sonho e fantasia.
Fantasia é o olho da alma que faz enxergar belezas e fugir das asperezas da realidade.
PORTALIMULHER – Sua mensagem final.
Papai Noel – Fantasias e ilusões são próprias do coração. A fantasia e a ilusão do Papai Noel são criadas pelo sentimento e pela emoção infantil e inocente, que deve também contagiar os adultos.
Seja criança no Natal e sempre. Mantenha fantasias e ilusões, pois elas fazem bem à alma.
Oh! Oh! Oh! FELIZ NATAL para a equipe do PORTALIMULHER, suas leitoras e para todos.
2 Comentários
Uma ótima reflexão.
Penso que deveria ser mantida a fantasia… Ao postar um Papai Noel real quebra o encanto mistico na criança…