Em meio à tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul e diante da preocupação com a reconstrução do estado, resgatamos uma entrevista gravada em fevereiro com o nosso colunista Ronald Hillbrecht, que é Ph.D. em Economia, professor titular na UFRGS e membro fundador e ex-presidente do Instituto de Direito e Economia do RS.
Ronald fez uma análise econômica do país, mostrando a importância de observar nossa trajetória como sociedade para que possamos construir fundamentos para prosperar e para não ficar para trás em relação ao resto do mundo.
Em uma dessas análises, o economista resgata o relatório Variações da Democracia (V-Dem), que aponta o Brasil como uma Democracia Falha que está quase migrando para Autocracia Eleitoral. Índice de classificação preocupante que motivou o Congresso norte-americano a debater nesta terça-feira o cenário de censura no Brasil.
O economista também comentou durante o este Papo i a mudança na distribuição de renda dos trabalhadores depois do advento da Inteligência Artificial; os desafios acerca da monetização do trabalho doméstico e a polêmica em torno do ESG (Environmental, Social and Governance).
Entrevista imperdível num momento em que quase 100% do Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública, acumulando prejuízo de R$ 4,6 bilhões, segundo dados preliminares publicados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta terça-feira. São 90 óbitos; mais de 130 pessoas desaparecidas; 362 feridas; 1.408.993 pessoas afetadas em 397 municípios; 156.056 desalojados e 48.297 em abrigos.
Será que estamos prontos, enquanto governo e sociedade, para arcar com essa tragédia?
Confira!