Gelaterias famosas do Rio de Janeiro estão aumentando o cardápio de produtos oferecidos para atrair clientes em diferentes horários do dia.
A Gelateria Piemonte passou a oferecer café colonial desde as 8 horas, horário de abertura da loja. Luiza Coladomgelo, sócia-fundadora, verificou que a maior parte do movimento da gelateria ocorre à Tarde e à noite e que havia ociosidade na parte da manhã.
Ela, então, imaginou um meio de atrair clientes na parte da manhã e optou pelo café colonial, que vem dando certo.
Adotou ainda duas outras estratégias para atrair clientes. Passou a oferecer itens quentes e, com isso, agradar idosos e crianças que eventualmente acompanham os adultos e nem sempre podem consumir produtos gelados. Assim, clientes de todas as faixas etárias terão produtos que poderão ser consumidos.
Outra medida foi oferecer “doglé”, picolé de frutas para os pets dos clientes. Tutores preferem ir a locais onde os pets são bem vindos e que ofereçam a eles itens que possam saborear. A gelateria conquistou dois clientes com uma só jogada: tutores e pets.
O gasto por clientes em gelaterias é bem menor que em restaurantes. Os gerentes precisam atrair maior número de clientes ou buscar a “venda cruzada”, isto é, estimular o cliente a consumir outros produtos além daquele que ao traiu à loja.
A Momo Gelateria conseguiu elevar as vendas oferecendo tortas de gelato, que são consumidas em comemorações em família. A procura pelas tortas aumenta em ocasiões especiais, como Páscoa, Natal e outras.
A Momo também utiliza frutas sazonais como chamariz: cardápios especiais na época de festa junina, Páscoa, Semana da Criança e combinação de frutas no verão.
Além de atrair clientes com variedade de produtos, é fundamental oferecer-lhes experiência agradável que o faça voltar e o fidelize.
Qualidade, inovação e bom atendimento fazem o diferencial para atrair, cativar e manter clientes.