Você já pensou em diversificar as atividades de sua empresa?
Você já pensou em vender produtos que tenham relação com seu negócio?
Você já buscou entender o que seu cliente quer, o que ele busca e qual a melhor maneira de satisfazê-lo? Acaso ele sai de seu estabelecimento e vai comprar produto correlato em outra empresa?
Exemplificando, você tem uma casa que vende carnes. O cliente vai a sua empresa, compra a carne para o churrasco e sai de lá e se dirige a outro estabelecimento para comprar carvão, sal e acessórios para churrasco. Você já pensou em vender churrasqueira, carvão, sal e acessórios para churrasco?
Você tem espaço em sua loja? Você tem clientes que se interessam por outros itens relacionados ao item que você vende?
Você conhece os seus clientes e suas preferências? Você conhece seus interesses?
Claro que você não deve perder a essência e nem o foco de seu negócio, mas diversificações podem atrair novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar a margem de lucro.
Há que cuidar na diversificação para não perder o foco da empresa e para não “dar o passo maior que a perna”. Não exagere, pois, na diversificação sem estar devidamente preparado para ela.
Você busca conquistar e cativar seus clientes com novidades? Você observa seus clientes? A observação enriquece mais que a experiência.
A inovação é uma forma de persuadir o cliente, de despertar nele o desejo de comprar algo diferente e novo, fazendo-o sair da rotina de suas compras habituais. Para isso, você também tem de sair da rotina e inovar.