Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é hoje o terceiro maior mercado pet do mundo; perde para os Estados Unidos e a China. O Brasil tem hoje 149,6 milhões de pets, sendo:
A Purina Brasil, braço da Nestlé que fabrica rações para pets, anunciou em seu site que investirá R$1,3 bilhão no Brasil na construção de nova fábrica da Purina em Vargeão, oeste de Santa Catarina, para ampliar a capacidade produtiva de rações para cães e gatos.
Algumas empresas têm migrado da produção de produtos para bebês para o de pets. O motivo principal dessa migração é que o número de animais de estimação chega a ser quase 4 vezes maior que o de crianças.
A média de nascimento de filhos por mulher no Brasil em 1960 era de 6,3 nascimentos por mulher. Em 2020, esse número está em torno de 1,65 nascimento por mulher, menor que a média mundial, que é de 2,4. O crescimento demográfico no Brasil vem tendo reduções, diferentemente do mercado pet, que vem crescendo, pois aumenta o número de pessoas que criam pets e cuidam deles.
Outro dado interessante é que o mercado de bebês é mais restrito para o público entre 20 e 40 anos, embora avôs adquiram produtos para os netos esporadicamente. Os produtos para os animais de estimação são adquiridos por pessoas de todas as idades.
As vendas de rações para pets dobraram nos últimos três anos; as vendas de papinhas para bebês estão praticamente estabilizadas, pois a população de bebês cresce menos de 2% ao ano.
A expectativa é de que o mercado pet tenha crescimento nos próximos anos.
A Multi, empresa que atua na fabricação e comercialização de produtos do setor tecnológico e brinquedos, dentre outros, possui mais de 10 marcas que a compõem. Seu site oferece mais de 400 produtos para cães e mais de 50 para gatos.
Pet shops de pequeno e médio porte são os principais canais de acesso a produtos e serviços pet, com 47% das vendas do setor. As clínicas veterinárias atingiram a marca de 17,9%, seguidas de agrolojas com 9,7%. Novas possibilidades para os pets podem surgir na busca de oferecer-lhes maior conforto, saúde e integração à família.