A Cooperativa Filadelphia, com quase 12 anos de história, é formada exclusivamente por mulheres, que aprenderam na prática os benefícios do cooperativismo. As mulheres se reuniram, criaram a cooperativa, reúnem material para reciclagem, tiram o sustento para suas famílias e contribuem para a reciclagem de produtos na cidade de São Paulo.
O tempo de existência da cooperativa faz supor que ela tenha atingido a maioridade e se firmado na cidade de São Paulo. Engano. A Cooperativa Filadelphia existe em razão da luta e da persistência das mulheres cooperadas, que aprenderam a fazer o trabalho por elas mesmas.
As mulheres começaram recolhendo o material e separando o que podia ser reciclado a céu aberto, sob sol e sob chuva. Com o dinheiro arrecadado, conseguiram Alugaram um balcão, com mais espaço, com refeitório, sala de reunião e escritório.
A prefeitura de São Paulo deixou de entregar o material no galpão da cooperativa, em virtude de considerar o local insalubre. Ainda assim, as mulheres não desistiram; passaram a fazer coleta com um pequeno caminhão.
Em 2019, veio o COVID-19. Mulheres deixaram de trabalhar porque tiveram de permanecer em casa para cuidar dos filhos. O número de cooperadas, que chegou a ter 35 mulheres, caiu para 9, que decidiram continuar o trabalho e apostar na cooperativa.
Depois de enfrentar dificuldades, incluindo as impostas pela pandemia, a Cooperativa Filadelphia está próxima de obter sua regularização junto à Prefeitura de São Paulo. Quase toda a documentação necessária já está pronta e a expectativa é que a inclusão como organização conveniada seja feita no próximo edital do Programa Socioambiental de Coleta Seletiva, a ser lançado pela prefeitura da cidade.
O trabalho consiste em separar todo o material que chega, mandar para a prensa de acordo com o tipo de material, pesar os fardos resultantes e vendê-los. A cooperativa recicla entre 30 e 40 toneladas de resíduos mensalmente.
Além do cuidado com o meio ambiente, as mulheres tiram o sustento para suas famílias e contribuem para a reciclagem de produtos na cidade de São Paulo.
Importante destacar que o conceito de cooperativismo não tem finalidade lucrativa. Todo o lucro é distribuído igualmente entre os associados.
O trabalho da Cooperativa Filadelphia é feito com base na solidariedade. As mulheres cooperadas entenderam sua importância como agentes ambientais que contribuem para melhorar o funcionamento da cidade de São Paulo, colaboram para diminuir a poluição e geram riqueza para elas e para outras empresas.
As mulheres da Cooperativa Filadelphia são exemplo de iniciativa, de persistência e de trabalho para todas as cidades e para as mulheres dispostas a trabalhar e empreender.