Você já deve ter recebido pedidos de ajuda em sinais de trânsito, feitos por vendedores de balas ou de paçoca que colocam o pacote na janela ou no retrovisor com pequeno texto, por meio do qual explicam o motivo do pedido e informam o preço do pacote.
Sinal fechado, lá vem o moço correndo colocar o pacote no retrovisor ou no vidro do carro. Ele calcula o tempo do sinal fechado e logo volta correndo para receber o dinheiro ou para recolher o produto que não foi vendido. Ficam nesse vai e vem por bom espaço de tempo.
O teor do texto, que acompanha o pacote e justifica o pedido, varia. Familiares doentes, necessidade de comprar remédios ou fraldas, estar desempregado… Até um gaiato pedido de ajuda para sair da casa da sogra…
Um texto chamou a atenção num dos sinais de trânsito. Pedido inteligente, que desperta o interesse e até a vontade de ajudar.
Um menino, de 9 ou 10 anos, colocou no retrovisor do carro o pacote de balas com o texto:
“Meu sonho é um dia ser um grande empresário. Bom… tenho que começar de algum lugar! R$2,00.
Instagram @ggcr-mnic.03
Deus abençoe!”
Detalhe: o sonho não é somente ser empresário, mas ser grande empresário.
A mensagem desperta admiração pela criatividade e desperta até a vontade de ajudar, porque fala de sonho e esperança.
Exemplo de marketing bem feito, que chama a atenção e mexe com sentimentos. Desperta a vontade de ajudar.
Vejam outro exemplo de marketing, feito com sensibilidade que mexe com os sentimentos das pessoas.
Ladies’ Home Journal, revista norte-americana publicada pela primeira vez em 1883, tornou-se uma das principais revistas femininas do Século XX nos Estados Unidos. A revista narrou caso bastante interessante de marketing que mexeu com os sentimentos das pessoas.
Uma mulher, que vendia gardênias diante da Radio City Music Hall, casa de espetáculos localizada no Rockefeller Center, em Nova Iorque, usava um cartaz com os dizeres:
“Não estou faminta e não tenho filhos a alimentar. Vendo flores porque amo as flores e gosto de vendê-las. Se quiser comprar, custam 25 centavos cada uma, e eu lhe agradeço. Se não está interessado, isso é com você, e Deus o oriente em seu caminho”.
A mulher esvaziou 5 bandejas de flores em 15 minutos.
Inove. Chame a atenção para o seu negócio e acredite no marketing para ter melhores resultados.