O PORTALiMULHER tem trazido para as leitoras exemplos de mulheres empreendedoras, gestoras, dinâmicas ou que se destacam em diferentes setores de atividades a fim de dar-lhes o devido reconhecimento e de citá-las como exemplo pra todas nós.
O Portal destaca hoje a poetisa e trovadora Carolina Ramos, enaltecida nas palavras de Andréa Motta Paredes, presidente nacional da União Brasileira de Trovadores.
Carolina Ramos: força e sensibilidade
Carolina Ramos, a dama da trova do Brasil, completará 100 anos no dia 19 de março. Poucos chegam aos 100 anos, e Carolina Ramos chega com vitalidade e disposição, certamente porque inseriu arte, poesia e bondade em sua vida.
Sua trajetória foi marcada pela coragem e verve poética. A sensibilidade e a busca de conhecimentos a encaminharam para fazer cursos de Literatura, Línguas, Música e Piano. Sua bondade a levou a fazer curso de Enfermagem para ajudar o próximo.
Poetisa, escritora, trovadora, artista plástica e artesã das palavras, manifesta sua sensibilidade em poemas claros e atraentes de forma a expressar a realidade e levar os leitores à reflexão.
Quem se agarra a uma quimera,
Quem persegue uma utopia
Age como se soubera
Que sem sonhos… morreria.
Recebeu prêmios de melhor trova no Brasil e no exterior; Portugal, Angola, França, Israel, Chile, Argentina e Estados Unidos reconheceram seu talento e o premiaram nas categorias trovas, poesias e contos.
Carolina Ramos é exemplo de mulher dinâmica, cuja vitalidade não lhe permite acomodar-se. Faz parte da Academia Cristã de Letras de São Paulo; do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, do qual foi presidente. Foi também presidente da União Brasileira de Trovadores – Seção Santos – e é a vice-presidente do Conselho Nacional da União Brasileira de Trovadores.
Em seus versos, Carolina enaltece a amizade e a bondade:
Por ter nas mãos quando querem
nossa alma, alheia aos perigos,
os “amigos” quando ferem,
ferem mais do que inimigos!
Seus versos cantam a eterna presença do amor e a saudade:
Tua presença é o passado,
é meu presente e meu fim,
mesmo sem ter-te ao meu lado,
tu fazes parte de mim!…
Ela sabe louvar o mundo de maneira tão simples e especial que emociona mesmo quando sua poesia aprisiona incertezas, angústias e sonhos desfeitos nos versos:
Meu viver nunca é tristonho,
do mar copiando a investida,
eu jogo espumas de sonho
por sobre as pedras da vida!
Na Semana da Mulher, quando as mulheres são exaltadas e homenageadas carinhosamente, como presidente nacional da União Brasileira de Trovadores destaco Carolina Ramos, mulher sensível, guerreira e vencedora, merecedora ainda de homenagens especiais pelo seu centésimo aniversário a ser comemorado no próximo dia 19, pela vida exemplar que vive e deixa legado de vitalidade, poesia e sensibilidade.
Andréa Motta Paredes.
Presidente nacional da União Brasileira de Trovadores.
3 Comentários
Em meu nome pessoal e da União Brasileira de Trovadores, agradecemos a publicação e o destaque à Carolina Ramos – neste significativo mês – onde se comemora o mês da Mulher e em especial o centenário de nascimento de Carolina. Obrigada! Andréa
Belíssima reportagem sobre Carolina Ramos ,a princesa dos trovadores. Grande talento, grande alma, grande mulher… que à véspera do seu centenário, continua nos brindando com suas Trovas cheias de delicadeza e ternura. A UBT se mobiliza em sua homenagem.
Parabéns, grande trovadora, chega ao centenário, felicidade e vida longa.👏👏👏🔥❤️🙏