Estudo da St. Andrews University, realizado pelo Professor Ronald Maughan, fez o levantamento das bebidas mais hidratantes.
O Professor Ronald Maughan, diretor dos programas do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre Nutrição Esportiva, Medicina Esportiva e Fisioterapia Esportiva, é autor de livros sobre nutrição esportiva e bioquímica do exercício.
CAMPEÃO ENTRE OS HIDRATANTES – O LEITE DESNATADO
O estudo do Professor Maughan concluiu que o leite desnatado é a bebida mais hidratante que existe.
O motivo para a medalha de ouro do leite desidratado é a presença de lactose, proteínas e gordura (ainda que em pequena quantidade porque grande parte dela é eliminada), que tornam a eliminação de fluidos do estômago mais lenta. O leite, portanto, consegue fazer com que os líquidos permaneçam por mais tempo no organismo, o que gera maior saciedade.
O sódio presente no leite favorece a hidratação, porque atua como esponja que retém os líquidos no corpo.
2º LUGAR – SOROS E SOLUÇÕES ORAIS
Soros e soluções de hidratação oral contêm pequenas quantidades de açúcar, sódio e potássio que contribuem para a retenção de líquidos no corpo.
3º LUGAR – LEITE INTEGRAL
Em razão de ser mais cremoso que o leite desnatado, o leite integral ocupa a terceira posição no ranking do Professor Maughan.
QUARTO LUGAR – SUCO DE LARANJA
Além de ótimo hidratante, o suco de laranja é rico em vitamina C, que atua no organismo como antioxidante e rejuvenescedor.
O suco de laranja e a laranja inteira são semelhantes em termos nutricionais. As diferenças residem n fato de que o suco tem menos fibras e cerca do dobro de calorias e carboidratos
QUINTO LUGAR – REFRIGERANTES COM COLA
A cola contida em refrigerantes, a castanha nativa da África que foi trazida para as Américas pelos escravos, tem os nomes de noz-de-cola, orobó e café-do-Sudão. A cola tem de 2 a 5 centímetros e tem a cor avermelhada típica dos refrigerantes feitos com ela.
Os refrigerantes atuais utilizam ingredientes sintéticos e não mais a cola.
SEXTO LUGAR – REFRIGERANTES COM ZERO AÇÚCAR
Os refrigerantes com zero açúcar, que são os diets, zero açúcar e naturais, têm menos calorias.
O estudo comprovou que bebidas com menor quantidade de açúcar hidratam mais que bebidas com mais açúcar concentrado.
SÉTIMO LUGAR – CHÁ GELADO
Na contabilidade de água absorvida e água expelida, os chás fazem com que o corpo absorva mais água do que expele.
OITAVO LUGAR – CHÁ QUENTE
Os chás gelados ajudam a acelerar o metabolismo, pois o organismo precisa trabalhar mais para que o líquido seja aquecido na temperatura corporal. As bebidas quentes trazem mais sensação de conforto, principalmente no frio.
Como a diferença entre eles é sutil, a sua escolha dependerá de seu paladar e da forma como você aprecia os chás, pois chás quentes e frios fazem bem à saúde.
NONO LUGAR – ENERGÉTICOS
Em nono lugar, estão as bebidas energéticas, que estimulam o metabolismo e fornecem energia.
DÉCIMO LUGAR – A ÁGUA
A água fica na décima posição porque em sua composição não existem açúcar, gordura e nem proteínas que favorecem a retenção de líquidos no organismo.
A décima posição da água surpreende. Contudo, a água é extremamente saudável e deve ser ingerida por pessoas de todas as idades.
Os idosos, particularmente, devem beber muita água, pois é comum que pessoas idosas não sintam sede e, quando a sentem, o organismo já está desidratado.
CAFÉ
Apesar de não constar do ranking das dez bebidas mais hidratantes, o estudo analisou o café e concluiu que a hidratação com café depende da quantidade consumida.
O café comum, com aproximadamente 80 miligramas de cafeína, é tão hidratante quanto a própria água. Já o café com 300 miligramas de cafeína gera pequeno efeito diurético no corpo e elimina o excesso de líquidos do organismo.
BEBIDAS ALCOÓLICAS
O Professor Maughan também analisou o efeito, quanto à hidratação, causado pelas bebidas alcoólicas no organismo
Segundo ele, bebidas alcoólicas fortes desidratam, e bebidas alcoólicas diluídas (vinhos) não desidratam. Por sua vez, a cerveja causa menos perda de água que o uísque, porque as pessoas ingerem maior quantidade de líquidos quando bebem cerveja.
IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO
Os líquidos no organismo são fundamentais para transportar nutrientes para as células, evitar infecções e manter as juntas lubrificadas.
TAGS