Encerra-se 2023; expectativa para 2024. Tempo de fazer balanço do ano que passou e de fazer projeções para o próximo ano.
Em 2023, o PORTALIMULHER completou 3 anos. Criamos o Portal com a expectativa de que durasse no tempo. Tínhamos objetivos definidos e a vontade firme de levar adiante o projeto.
Tínhamos noção das dificuldades a serem enfrentadas: conquistar as leitoras com matérias e assuntos que não são manchetes; levar conhecimentos específicos (empreendedorismo, marketing, liderança e gestão), conhecimentos diversos (dica cultural, resumo da semana, economia, música, psicologia, vivências) e descontração (crônicas, origem de expressões, presença de espírito).
Os leitores publicaram crônicas leves e alegres, dando ar mais descontraído aos domingos, ao mesmo tempo que traziam experiência de vida para as leitoras.
Partimos para o podcast, por meio do qual tornamos mais próximo o contato com colunistas e com entrevistadas que muito acrescentaram ao conteúdo do Portal.
A definição das pautas, feita com critério e consciência na busca de temas de interesse, ainda que distantes de fofocas e de manchetes sensacionalistas, foi sempre cuidadosamente preparada.
Também tivemos por meta, raramente descumprida, fazer a publicação de pelo menos uma matéria diariamente. Ocasionalmente, não cumprimos essa meta, porque preferimos deixar de publicar a publicar assunto de menor interesse que não estivesse condizente com o nível que pretendemos alcançar. Evitamos publicar matérias apenas por publicar.
As reuniões da equipe do PORTALIMULHER são intensas e acaloradas, visando à definição das matérias de interesse das leitoras e mantendo o foco nos objetivos do Portal. Nelas, não há vaidades, nem projeções pessoais; há unidade em torno do Portal e a projeção do interesse das leitoras.
Ao longo do ano, recebemos o carinho de leitoras por meio de mensagens e cartas, sempre grande incentivo por vermos que atingimos alguém de forma a despertar-lhe o desejo de interagir com o PORTALIMULHER.
Comentários comovem e sustentam os colunistas, que percebem a intenção das leitoras, que se solidarizam com palavras de apoio ou palavras complementares que ilustram a matéria publicada.
Não é fácil imaginar a matéria que pode ser do interesse dos leitores. Sempre fica a dúvida: será que estou alcançando as leitoras? Será que estamos nos mantendo fieis aos propósitos do Portal? Será que esse conteúdo será do interesse da maioria de nossas leitoras? Os comentários sanam essas dúvidas e são grande incentivo para o prosseguimento do trabalho.
Muita coisa circula pelas redes sociais: fofocas, vulgaridades, fake news, superficialidades, discussões estéreis, acusações, injúrias… O PORTALIMULHER não pretende ser melhor; pretende levar conteúdo que possa ser útil às pessoas, pretende levar conhecimento a elas e que o Portal seja buscado para boa e proveitosa leitura.
Continuaremos juntas em 2024; esperamos contar com vocês do outro lado da telinha, porque nós, do lado de cá da telinha, estamos sempre pensando em vocês e agindo para vocês.
Muito obrigada por sua presença junto de nós em 2023.