Abuna Yemata Guh, igreja monolítica (escavada a mão na rocha) localizada na região de Tigray, Etiópia, é a igreja mais inacessível do mundo, esculpida e escavada na rocha. Está situada à altura de 2.580 metros, que deve ser escalada a pé para que seja alcançada.
A região de Tigray é conhecida pelo número de capelas esculpidas em rochas; há 35. Abuna Yemata Guh é a mais perigosa.
Ela foi construída em cima da montanha para mantê-la escondida dos muçulmanos, para preservá-la ou com a intenção de deixar o peregrino mais próximo de Deus. Visitantes dizem a energia do local é intensa. Pela igreja em si (construída há mais de 1.500 anos), pelo silêncio absoluto, pela paisagem e pelo ambiente religioso no interior da igreja oferecido pelas pinturas.
Abuna Yemata Guh é notável pela arquitetura, por sua cúpula e pelas pinturas murais que datam do século V.
Segundo a lenda local, a igreja foi escavada no século VI e dedicada a Abuna Yemata, um dos Nove Santos missionários que difundiram o Cristianismo na região que hoje é a Etiópia.
Só há um caminho para chegar à igreja, que envolve escalada, íngreme e perigosa, passa por pontes e caminhos estreitos na beira de precipícios. Há um detalhe: como o solo é considerado sagrado, o visitante deve fazer a escalada descalço.
Os visitantes têm que atravessar uma ponte de pedra natural, com queda de aproximadamente 250 m de cada lado, e uma estreita passarela de madeira. Depois disso, devem vencer uma parede rochosa vertical, na qual usarão somente as mãos e os pés para apoio. Não há cordas e nenhum meio artificial para auxiliar na escalada. O trecho final consiste na caminhada sobre saliência de 50 cm de largura voltada para penhasco de 300 metros.
As pinturas nas paredes e cúpulas da igreja estão preservadas em estado razoável e nunca foram retocadas. O ar seco e a falta de humidade preservaram a pintura original. As pinturas representam figuras bíblicas, os doze apóstolos e os Nove Santos. Existem mais pinturas representando figuras do Antigo Testamento que do Novo Testamento.
A igreja de Abuna Yemata Guh evidencia a engenhosidade arquitetônica da época e é o testemunho mudo da fé e da devoção humana.
Veja o acesso e a igreja Abuna Yemata Guh no vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=IJCy64adY3Y