A Terra é azul – esta a frase que Yuri Alekseievitch Gagarin (1934 – 1968) disse após a viagem de 90 minutos em volta da órbita terrestre. Foi a primeira viagem espacial e Gagarin foi o primeiro ser humano a ver a Terra do espaço, ângulo jamais visto por ninguém até então.
A frase entrou para a história, como marca da ida do primeiro homem ao espaço. Iuri Gagarin deu uma volta completa em órbita ao redor da Terra durante 106 minutos, à altura de 315 km, com velocidade aproximada de 28.000 km/h.
Gagarin abriu as portas para a conquista espacial: viagem à Lua, pouso do homem na Lua, robôs em Marte e em asteroides, Estação Espacial Interplanetária, astronautas passeando pelo espaço, viagens turísticas ao espaço, telescópios espaciais que ampliam o conhecimento sobre o Universo.
Muito progresso em muito pouco tempo, o qual destaca a capacidade do ser humano, a Inteligência, os estudos, a curiosidade de explorar o desconhecido, a coragem, a persistência e o foco.
O processo de seleção do primeiro astronauta a ir ao espaço iniciou-se em 1959, 2 anos antes do voo, com 350 candidatos; apenas 6 restaram para os últimos exames.
Gagarin foi o escolhido após a prova da centrífuga humana. A centrífuga humana executa movimentos circulares rápidos para simular forças superiores à da gravidade a que o astronauta se sujeita no espaço. O aumento da força da gravidade faz com que o coração humano bata mais acelerado para enviar mais sangue para o cérebro, o que pode causar tonturas e desmaios.
Após o teste, Gagarin foi o único que teve coragem de dizer que estava completamente tonto. Dizer a verdade fez com que Gagarin se destacasse, porque os cientistas precisavam de alguém que dissesse a verdade ao retornar para a Terra a fim de coletar dados reais sobre os efeitos da viagem espacial no ser humano.
Veja o vídeo do teste de um piloto na centrífuga.
https://www.tiktok.com/@kakadecarlao/video/7200722652175060229
Jovem, Gagarin começou a interessar-se pelo estudo de Astronomia e sonhava que iria ao espaço. Será que o sonho, de tão forte, se tornou realidade ou ele tinha a intuição do que iria acontecer?
Por volta de 1953, aprendeu a pilotar aviões leves e com 21 anos ingressou na Escola de Pilotos de Orenburg para receber treinamento de vôos militares.
Segundo o astronauta russo Yevgeny Khrunov, “Gagarin era extremamente focado e muito exigente de si mesmo e dos demais”.
Falar de Gagarin nesta coluna pode parecer fora de propósito. Mas a história de Gagarin, abreviada neste texto, contém ensinamentos.
A importância de dizer a verdade sempre.
Manter o foco naquilo que deseja, realiza e empreende.
Dedicação ao projeto.
Estudos, planejamento e preparação. O treinamento de Gagarin para o voo de 106 minutos foi superior a dois anos.
Superação, esforço e fé.
Essas virtudes devem se fazer presentes tanto na vida do primeiro astronauta a ir ao espaço como na nossa vida de pessoas comuns.
Aliás, a forma de se destacar e de alcançar os objetivos na vida é justamente exercitando essas virtudes.