Auguste Toulmouche (1829 – 1890), pintor francês, notabilizou-se por pintar a vida parisiense, principalmente mulheres da sociedade francesa elegantemente vestidas em suas casas ou quartos. Com isso, além da moda da época ele pintava móveis e ornamentos das casas da classe alta.
Toulmouche pintava mulheres bonitas e ociosas, apenas a pousar para a pintura.
As pinturas mais famosas de Toulmouche são “A Carta de Amor”, “A Vaidade” e “A Lição da Leitura”.
“A Noiva Hesitante”, tema deste artigo, foge do tema habitual do pintor e parece ter sido “descoberto” recentemente, pois tem recebido muitos comentários no TikTok.
O olhar de desdém da noiva é o que mais chama a atenção no quadro e prende o olhar do espectador.
Mãos e olhares são as partes do ser humano mais difíceis de serem pintadas, certamente porque são aquelas que trazem maior expressividade e refletem o sentimento que vai na alma do personagem.
O que diz o olhar da noiva hesitante? Enfado e cansaço? Vontade de fugir e não estar ali? Conformismo diante de situação irreversível? Dúvida se casa e enfrenta o casamento? Terá sido o casamento arranjado pelos pais e ela hesita entre obedecer aos pais e jogar tudo para o alto? Ou se conforma em obedecer-lhes?
Parece que, pelo olhar, ela demonstra claramente que não está satisfeita com o casamento.
O quadro apresenta três outras mulheres, certamente amigas da noiva, que se encontram em seus aposentos.
Uma delas, mais jovem e sonhadora, experimenta em si mesma a grinalda da noiva, imaginando como ficaria ao casar.
A amiga da noiva de vermelho, ajoelhada ao lado da noiva, toca suas mãos com suavidade, como que a confortá-la. A delicadeza do toque de suas mãos e mesmo o seu rosto, embora de lado, sugerem intimidade, apoio e cumplicidade.
A terceira mulher, de pé, também segura suavemente a mão da noiva e beija sua testa com carinho e solidariedade. Parece dizer-lhe “vá em frente, você é forte, você consegue”.
A noiva permanece indiferente às amigas, absorta em seus pensamentos e com o olhar perdido em suas angústias. Ela não responde ao toque de mãos das amigas, como se estivesse prostrada; ela se deixa tocar, mas não responde ao toque de mãos.
Os comentários no TikTok sore o quadro variaram. Alguém disse que o olhar da noiva hesitante reflete a raiva feminina contida; outro disse que o olhar dela intimida; outro comentou que ela parece inacessível.
No olhar da noiva reside a magia do quadro.
O olhar reflete os sentimentos da alma, e Auguste Toulmouche soube retratar os sentimentos de angústia e hesitação da noiva em seu olhar.
1 comentário
Nossos olhos são as janelas da nossa alma.
Toulmouche foi um artista ao pintar o olhar da noiva hesitante.
Bravo!!!