A SUPERLUA
Neste mês de agosto, teremos duas “superluas”; no dia 1º e no dia 31. Que é superlua? Que influência ela terá em sua vida ou nos seus negócios?
As distâncias entre a Terra e a Lua não são exatas; mudam devido à influência gravitacional do Sol e de outros planetas.
A órbita da Lua em torno da Terra é elíptica; não é circular. Sendo elíptica, haverá momentos que ela estará mais próxima da terra e, em outros, mais afastada.
A superlua ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra; a Lua se encontra no perigeu. Quando a Lua cheia ocorre no perigeu, o astro terá maior tamanho e maior brilho para quem a olha da Terra.
Quando está no ponto de maior distância da Terra, a Lua está no apogeu e, mais distante, parecerá ligeiramente menor e com menor brilho.
Durante o perigeu, a Lua está a aproximadamente 362 mil quilômetros da Terra; no apogeu a distância é de 405 mil quilômetros. 43 mil quilômetros mais próxima da Terra faz com que a Lua pareça maior e mais brilhante.
Na superlua, o astro pode apresentar-se com diâmetro cerca de 5,5% maior e 11,3% mais brilhante que a lua cheia média.
O perigeu não permanece no mesmo ponto ao longo do tempo. Assim, algumas superluas podem ser maiores que outras, embora a diferença nem sempre possa ser percebida a olho nu.
A cultura popular costuma associar a superlua a desastres naturais, como terremotos, vulcões ou tempestades. Não há comprovação de que os desastres naturais sejam mais comuns quando há superlua. A Lua influencia nas marés oceânicas, mas a diferença de 43 mil km mais próxima da Terra poderá aumentar a maré em alguns centímetros.
Superluas acontecem por volta de 3 ou 4 vezes ao longo do ano e podem acontecer em qualquer fase da Lua (cheia, minguante, nova e minguante).
A superlua não tem influência sobre as pessoas. A única influência que poderá ter é o dom de encantar mais os românticos e os apaixonados ao contemplarem sua beleza e seu brilho.
A Lua sempre foi motivo de inspiração e de encanto para os apaixonados e, maior e com brilho mais intenso, lhes dará maior inspiração.
Como disse Chiquinha Gonzaga em Lua Branca
“Oh! Lua branca, de fulgores e de encantos,
Se é verdade que ao amor tu dás abrigo…”
Boa ocasião para quem namorou sob a luz do luar aproveitar a superlua.
Boa ocasião para os eternos namorados, distantes um do outro, cada qual em sua casa, se porem à janela, olharem para a Lua e ambos fazerem os olhares se encontrarem na Lua brilhante, como forma de se encontrarem, ainda que distantes.
“Se algum dia, em noites de platina,
eu te pedir a Lua que ilumina
do céu a nossa rua
e me deixa extasiada, boquiaberta,
as minhas mãos nas tuas mãos aperta
e promete-me a lua!”
(Virgínia Victorino).
A Lua inspira.