Ganhei de uma amiga uma boneca matrioska de presente. Já faz tempo, andava esquecida numa gaveta aqui no meu gabinete. Dia desses, durante uma faxina, dei de cara com ela: a tradicional boneca russa oca por dentro, criada há mais de cento e vinte anos, tão famosa quanto Dostoiévski, uma boneca dentro da outra, cópia nem sempre tão exata da anterior, até que o tamanho não permita mais nenhum entalhe.
Afinal, o que representam as matrioskas?
A primeiro conjunto de matrioskas foi desenhado e produzido na Rússia por Sergey Malyutin, em 1890.
“O seu significado na cultura russa é de maternidade, fertilidade, amor e amizade, pois o fato de uma boneca sair de dentro de outra, pode lembrar o ciclo do parto, quando a mãe dá à luz a seu filho, consequentemente a filha dá à luz a outra criança e assim sucessivamente.”
Além disso, as bonecas matrioskas são usadas para ilustrar a unidade de corpo, alma, mente, coração e espírito.
Ao longo da história, a imagem da mulher robusta e feliz, características expostas nas matrioskas, tem sido usada como símbolo de fertilidade em várias culturas. Basta lembrar as Vênus do Paleolítico, da Grécia Antiga, as estatuetas que os arqueólogos encontraram em muitos países europeus, e os brinquedos chineses, japoneses e indianos que foram criados com técnica semelhante.
A boneca grande representa a matriarca da família, enquanto a menor é chamada de ‘semente’ e representa a alma. “Elas são vistas como uma representação de uma cadeia de mães que carregam o legado da família através da criança em seu ventre.”
Matrioska é uma palavra russa, muito popular no século XIX, que significa o diminutivo do feminino “Matryona” (matrona), como a “mãe”, a chefe de família em uma sociedade matriarcal.
As matrioskas são um poderoso arquétipo para nos conectar com nossas várias dimensões, nossa intuição e o poder de nossa ancestralidade. O simples movimento de abrir uma boneca e ir retirando as demais, abrindo todo o conjunto, já nos propicia a possibilidade de desbloquear e mexer no nosso campo energético, muitas vezes estagnado nos elos de nossa linhagem.
Assim, elas têm sido um instrumento usado simbolicamente em várias vertentes da psicoterapia, inclusive nas Constelações Familiares.
Pensei em quantas matrioskas existem em cada uma de nós.
Muito além da boneca russa, símbolo da maternidade, as matrioskas nos ajudam a conectar com nosso íntimo. Elas representam qualquer mulher, com todas as suas facetas interiores. Dentro de cada uma de nós habitam (ou habitaram) tantas outras diversas, cada uma com sua personalidade: uma que deseja se libertar, outra que não quer partir; uma no papel de matriarca, outra que não quer ter filhos; uma que luta por seus objetivos, outra que desistiu de sonhar; uma que ousa, outra que se submete. Sentimentos ambivalentes que nem sempre conseguimos compreender ou alinhar.
Para encontrar essa resposta, talvez seja preciso abrir o conjunto de Matrioskas que carregamos por dentro, se deparar com as personagens que já fomos um dia, que nos moldaram no que somos, para o bem ou para o mal, e possamos decidir de qual delas desejamos nos distanciar e qual iremos fazer florescer.
Acima de tudo, é preciso perdoá-las. Todas. A única forma de tomar as rédeas da própria vida, ser feliz e seguir adiante com a escolha que um dia fizemos.
E você: quais as matrioskas que te habitam?
7 Comentários
Eu tenho uma família de matrioskas dentro de mim. Cada uma com um desejo diferente. Mas, todas, sem exceção, buscam ser felizes com suas escolhas. Como sempre, um belo artigo da Simone, que consegue perceber as peculiaridades de arquétipos muitas vezes esquecidos. Muitas pessoas nem sabem o que significam as matrioskas. Ótima oportunidade de aprender com esse belíssimo artigo!
Adoro os artigos da Simone, sempre intensos, que fazem refletir sobre a vida. Parabéns Simone e obrigada por compartilhar teus conhecimentos.
Belo texto. Ele me fez pensar: a vida passa, vamos crescendo e abrigando muitas matrioskas. Tantos papéis representados, tantas vidas aninhadas dentro de nós. Algumas representadas pela matrioska semente, potencialidades ainda intocadas.
Uma bela reflexão sobre um termo pouco conhecido na nossa cultura. Os artigos da amiga Simone nos proporcionam ampliar o conhecimento, reflexão, amo!!! E hoje posso dizer que me fez refletir que somos esse todo das matrioskas, buscarmos amor, amizade, felicidade, paz.
Uma boneca, que sempre foi vista por mim como um simples brinquedo, aos olhos de uma pessoa com tanta sabedoria como a Simone, se torna parte de mim e faz com que os meus olhos se voltem pra mim mesma, cheios de carinho e reconhecimento. Obrigada por isso.
Adorei saber o significado histórico da boneca Matrioskas , herdei uma linda que era de minha mãe, foi trazida pelo meu irmão de uma viagem realizada à Alemanha como presente para ela . São egitimas .
Vou explorar o significado Psicoterapico.
Que texto lindo, Si!! Excelente reflexão. Mulheres são mesmo muitas em uma.