A expressão “vá plantar batatas“, embora em desuso, foi muito utilizada e tem origem bem peculiar.
Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
-
VÁ PLANTAR BATATAS
A expressão está fora de moda. Com a vulgarização e o uso contínuo do palavrão, tornou-se pouco comum mandar alguém “plantar batatas”; manda-se logo para “aquele lugar” ou “àquele lugar”.
A expressão surgiu em Portugal, lá pelo Século XV, época dos Grandes Descobrimentos, quando Portugal voltou-se para a atividade marítima: descobrimento do caminho para as Índias, descobrimento do Brasil e outras navegações ao redor do mundo. Com isto, a agricultura ficou relegada a segundo plano e era considerada atividade menos nobre. Assim, quando se desejava ofender alguém mandava-o “plantar batatas”, ou seja, praticar atividade menos nobre, que exigia menos do intelecto; quase como se chamasse o ofendido de “burro”.
A expressão persistiu e, até na Revolução Industrial, a agricultura permaneceu sem prestígio. O chique era trabalhar na indústria e ainda se mandava alguém “plantar batatas”. Quem se dedicava à agricultura era considerada gente desqualificada.
Há autores que dizem que a expressão se originou apenas do período da Revolução Industrial e não da época dos Grandes Descobrimentos. Ficam as duas versões.
Ainda bem que o conceito mudou e hoje damos a devida importância à agricultura como fonte indispensável de alimentos. Principalmente no Brasil, em que a agricultura é responsável pela maior parte de nossas exportações, e a agricultura brasileira alimenta cerca de um quarto da população do mundo.