Deia Lopes, baiana, cresceu vendo a mãe, Elenita, cuidando dos 13 filhos, enquanto o marido fazia bicos de pedreiro em outros estados. Por vezes, ele ficava dois ou três anos sem dar notícias.
Elenita fazia faxina, lavava roupas e vendia amendoim na rodoviária de Ubaitaba (BA).
Aos 13 anos, em 1999, mudou-se para São Paulo e foi morar com uma irmã. Trabalhou como faxineira, babá e como atendente no McDonald’s.
Cinco anos depois, em 2004, voltou para a Bahia. Trabalhou como ajudante de cozinha em um resort em Itacaré. Trocou de emprego e, em outro resort, fazia tapioca no café da manhã vestida de baiana. Os hóspedes sempre elogiavam sua tapioca e seu trabalho. Isto se chama PROFISSIONALISMO e DEDICAÇÃO.
Em 2009, então com 23 anos, decidiu investir em negócio próprio e abriu pequena loja de tapiocas, sua especialidade. Assim começou a Toca da Tapioca, em Serra Grande, distrito de Uruçuca (BA). Isto se chama CONFIANÇA.
Começou em pequeno espaço, onde vendia tapiocas. Resolveu expandir o negócio.
Ela juntou o dinheiro da rescisão contratual e mais empréstimo contraído em banco, saiu do pequeno espaço de venda de tapiocas e abriu o restaurante Toca da Tapioca. Isto se chama CONFIANÇA e CORAGEM.
A especialidade do restaurante é a tapioca, doces e salgadas, seu carro-chefe. Mas também oferece outros pratos, como peixe, carne e frutos do mar, além de pratos especiais para veganos, todos pautados na culinária baiana.
Fez cursos, estudou gestão, aprendeu, planejou e sentiu-se confiante para empreender. Empreendeu, investiu e cresceu. Isto se chama PREPARO E PLANEJAMENTO.
Veio a pandemia, e o restaurante foi fechado na quarentena. Deia precisou inovar para sobreviver. Sem poder abrir o restaurante, começou a vender discos de tapioca pronta e congelada. Isto se chama PERSISTÊNCIA E INICIATIVA.
Conseguiu colocar sua tapioca em oito cidades próximas de Serra Grande. Contudo percebeu que, para expandir o negócio e vender para outras cidades, precisava aumentar o prazo de validade da tapioca. Aperfeiçoou seu produto, lançando-o supercongelado, o que fez com que o prazo de validade passasse de 12 dias para três meses.
Inovou: criou sabores para sua tapioca: beterraba, ervas, cenoura, cúrcuma… Isto se chama INOVAÇÃO e FLEXIBILIDADE.
Tapioca é um produto muito apreciado no Nordeste; a concorrência é grande. Deia não descuida da qualidade de seu produto. Isto se chama FOCO e PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE.
Deia Lopes apresenta as virtudes necessárias ao bom empreendedor. Ela acredita que sua veia empreendedora veio do exemplo de sua mãe, mulher forte e aguerrida.