Os mercadinhos em condomínios surgiram durante o período de isolamento social imposto por autoridades por conta da COVID-19. Não existem dados precisos sobre o número deles atualmente, mas estima-se que haja 5 mil lojas deste tipo em todo o Brasil.
Mercadinho em condomínio é como um pequeno mercado, situado dentro de condomínio fechado.
Há sinais de que o número de lojas deve continuar crescendo nos próximos anos. Os clientes apreciaram a comodidade de fazer compras no próprio condomínio.
Os mercadinhos de condomínio funcionam sem vendedores; o pagamento é feito por meios eletrônicos na base da confiança no consumidor.
No entanto, um problema vem desafiando os varejistas: o alto índice de furtos nos mercadinhos.
Os furtos nos supermercados tradicionais giram em torno de 3% do faturamento e nos mercadinhos de condomínio o índice chega a 5 ou 6% do faturamento. No supermercado tradicional, há mais barreiras ao furto, tais como seguranças, câmeras e a presença de outros clientes. Os itens furtados mais comuns são cigarros, bebidas alcoólicas, sorvetes e chicletes.
Os mercadinhos precisam enfrentar o desafio dos furtos para crescer e levar comodidade aos moradores. Para enfrentar os furtos, usarão tecnologias de reconhecimento facial para liberar o acesso, uso de aplicativos e inteligência artificial. Estes são os meios apropriados para empresas que não têm empregados físicos na loja para monitorar os furtos.
Os varejistas estão recuperando parte dos furtos por meio de uma maneira peculiar. Detectada a suspeita e conferidas imagens, a loja entra em contato com o síndico para localizar o morador que praticou o furto para fazer cobrança amigável pessoalmente. Flagrado e constrangido, o morador tem reembolsado o mercadinho. A medida tem surtido efeito.
O desafio do elevado número de furtos não era esperado pelo setor, que tem se preparado para enfrentá-lo a fim de poder crescer. Há ocorrência de furtos em todos os condomínios onde há os mercadinhos de conveniência, independentemente da classe social do condomínio ou da renda média dos moradores.
Os condomínios têm buscado oferecer cada vez mais benefícios e comodidade aos seus moradores. Assim, além de espaços de lazer e áreas gourmet, muitos possuem um mercadinho de condomínio.
Há informações de construtoras e administradoras de condomínio que procuram os supermercados pretendendo fechar parceria na instalação de mercadinhos em lançamentos de prédios e até mesmo em imóveis antigos.
Este, portanto, é um mercado que tende a expandir-se.