Eis belo exemplo do que é a pessoa estar atenta a novas oportunidades e a vislumbrar nicho de mercado a ser explorado.
Edson Oliveira de Araújo, carioca, 36 anos, praticante do candomblé, é asogum (sacerdote de ogã), uma das mais importantes funções nas cerimônias do candomblé. Em razão de sua crença, enfrentou situações de constrangimento e/ou preconceito.
Ao tomar táxis ou ônibus trajando roupas do candomblé, Edson percebia olhares de julgamento ou preconceituosos. Ao conduzir ebós, peças ritualísticas do candomblé ou imagens de santos para os rituais era comum ou olhares recriminadores do tipo “vai com isso para longe de mim”. Chegou a ouvir até comentários ofensivos.
Nem precisava transportar imagens ou peças; bastava dar o endereço do local da casa de santo aonde ia para receber olhares recriminatórios ou ouvir comentários desagradáveis.
Motorista de aplicativo, Edson teve a ideia de oferecer serviços para os praticantes de religião de matiz africana e autointitulou-se “macumber”. Até a palavra “macumber”, à semelhança de “trainer”, é criativa.
A oferta do serviço para o público que tem as mesmas crenças seria uma forma de apoiar seu pessoal, prestar-lhe solidariedade e evitar que passassem por situações constrangedoras como as que ele havia vivido. Inicialmente, não pensou no lucro; pensou em apoio e solidariedade. O serviço cresceu com o tempo.
Inicialmente, ainda inseguro, ofereceu o serviço em grupos de Facebook. Não estava muito confiante. Mas logo empenhou-se em divulgar o serviço e atuar com maior agressividade junto dos clientes.
Passou a oferecer para os passageiros cartões com os dizeres “Vai para a saída de santo e não tem como voltar? ‘Macumber’ é a solução”. Ofereceu-se também para transportar ebós e entregar compras de santos e peças do ritual do candomblé.
Edson conquistou clientela, porque oferece serviço seguro e confiável, exercido por alguém que compartilha os mesmos sentimentos do cliente.
Edson divide o tempo entre as atividades de “macumber” e motorista de aplicativos. Érika, mulher de Edson, ficou responsável por fechar os serviços. Ela recebe cerca de 40 pedidos de orçamentos por dia.
A perspicácia de Edson Oliveira e a intenção de ajudar os irmãos de crença levaram-no a explorar novo nicho de mercado. Exemplo típico de quem utilizou os limões para fazer saborosa limonada.