Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional. Por vezes, a origem da palavra ou expressão surpreende.
- ATÉ LÁ MORRE O BURRO
A expressão, usada quando se fala de algum compromisso ou promessa a ser cumprida no longo prazo, tem origem na fábula O Charlatão, do poeta e fabulista francês Jean de La Fontaine (1621- 1695).
Na fábula, um conhecido espertalhão, que vivia a enganar as pessoas, comprometeu-se com o rei a ensinar retórica a um burro e transformá-lo em exímio orador no prazo de dez anos. Contudo, para isso deveria receber o pagamento adiantado a fim de dar início ao trabalho.
Ficou ainda acertado com o rei que se, não comparecesse ao local determinado e na hora determinada para a apresentação do orador, o professor do burro seria enforcado.
O espertalhão saiu do encontro muito satisfeito e com elevada quantia na mão, em tese para dar início às aulas para o futuro orador.
Alguém perguntou ao ‘professor’ como ele conseguiria realizar tal proeza, de fato impossível. Ele respondeu que “no prazo de dez anos, o rei, o asno ou ele teria morrido”, mas ele iria usufruir do dinheiro que lhe foi adiantado.
A moral da fábula é que é loucura pagar à vista por compromissos de longuíssimo prazo, pois, “até lá, morre o burro”.