Depois que estourou o conflito da Rússia com a Ucrânia, economistas, gestores de empresas e ministros de diferentes países começaram a usar o termo “desglobalização”.
Gradativamente, a economia mundial tornou-se globalizada e interdependente: o mesmo produto, montado num país, tinha componentes fabricados em vários outros. A economia mundial crescia, digamos, em uníssono; funcionava harmonicamente, uns dependendo dos outros. A Guerra na Ucrânia mostrou falhas na globalização, pois comprovou que a globalização gera dependência de outros países e de outras empresas.
A Europa depende do petróleo e do gás importados da Rússia. Componentes e circuitos eletrônicos de automóveis são fabricados na Ucrânia; sem esses componentes, os veículos não poderiam ser montados e sua produção ficou paralisada.
Daí surgiu o termo “desglobalização”, que nada mais é que diminuir a dependência da produção de componentes, feita por outro país, cuja interrupção prejudicará ou interromperá a produção final e a montagem de um produto.
Pode ser que essa tendência não se confirme no longo prazo, mas a guerra mostrou o lado negativo da globalização. Com isso, algumas empresas passaram a pensar na possibilidade da produção local que, embora possa até ser mais cara, mostra-se mais segura.
A guerra está em andamento, os fatos estão acontecendo e ainda é cedo para confirmar tendências. Como diria o Conselheiro Acácio, “as consequências vêm depois”. Daqui a algum tempo poderemos verificar se a tendência de desglobalização se confirmou e como se terá realizado.
Do fato, vêm perguntas: que se pode aprender com isso? Que pode ser feito agora por gestores e empreendedores? Que isso tem que ver com minha empresa? Tem, sim, tem bom ensinamento.
Não permita que sua empresa dependa apenas de um único fornecedor. Diversifique, tenha alternativas, não “coma pela mão” de apenas uma pessoa ou um fornecedor pois, se esse fornecedor faltar, você terá dificuldade de suprir seu estoque.
Flexibilidade, alternativas e adaptações são fundamentais para o êxito da empresa. A dependência gera debilidade e fraqueza.
A inconstância é uma constância nos negócios e no comércio. Há muitos fatores, ponderáveis e imponderáveis, que podem ocorrer e que podem prejudicar a empresa. Estar pronto para ter respostas a eventualidades é ter alternativas e opções que assegurem o bom funcionamento da empresa.