Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional. Por vezes, a origem da palavra ou expressão surpreende.
- LACÔNICO
O adjetivo “lacônico” significa breve, resumido, conciso e tem origem em Lacônia, região da Grécia onde ficava a cidade-estado Esparta. Os espartanos eram gente sóbria no falar e no agir e davam atenção absoluta à forma física. O adjetivo “espartano” passou a significar a pessoa ou a instituição que tem ou lembra a severidade da educação e dos costumes de Esparta. Militares têm formação “espartana”.
Em Esparta, com sete anos as crianças passavam a ser propriedade do Estado e recebiam formação rigorosa a fim de que se tornassem guerreiros. A formação do guerreiro era mais importante que a formação cultural, e essa formação fez com que as pessoas se tornassem diretas, breves e concisas ao falar.
O termo “lacônico” passou a definir a conduta e a maneira de expressar dos habitantes de Lacônia.
Comenta-se um fato interessante. O rei Felipe da Macedônia (382 a. C. – 336 a. C., pai de Alexandre, o Grande) invadiu a Grécia, cercou as fronteiras da Lacônia e enviou ultimato ao povo da cidade: “Se vocês não se renderem imediatamente, arrasarei suas terras. Se meu exército invadir as suas terras, queimarão tudo”.
Felipe II recebeu a resposta dos espartanos com uma única palavra: “Se”. Resposta bem lacônica.
Completando a informação, Felipe devastou a região de Esparta, mas não atacou a cidade.