Um dos personagens mais marcantes e mais importantes na vida de Cristo foi São José.
José aceitou Maria grávida. O Evangelho de Mateus diz que José era um homem justo.
José levou Maria de Nazaré para Belém, a fim de cumprir a ordem do governador da Síria. Em Belém, nasceu Jesus.
Os Evangelhos Apócrifos registram que José saiu à procura de uma parteira para assistir Maria no parto.
José esteve junto de Maria no nascimento e na infância de Jesus.
José acatou a recomendação do anjo no sentido de fugir para o Egito com a Criança. Sem titubear, José levantou-se no meio da noite e levou Maria e Jesus para o Egito.
José deixou para trás sua oficina, sua casa, sua profissão e seus clientes e se mudou para outro país. Pode ser que tenha exercido a profissão de carpinteiro no Egito mas, principalmente nos primeiros dias, terá sobrevivido negociando o ouro, o incenso e a mirra que Jesus recebeu de presente dos Reis Magos.
José educou Jesus e ensinou-Lhe o ofício de carpinteiro.
Foi José quem protegeu Jesus e permitiu que Jesus atingisse a idade adulta.
Depois que Jesus cresceu a Bíblia não mais cita José. Cita passagens da vida de Jesus em que aparece Maria. José como que caiu no esquecimento; sua tarefa havia sido muito bem cumprida. Os Evangelhos Apócrifos narram a morte de José.
A Bíblia não registra uma palavra dita por José. As citações sobre José se prendem a passagens em que cuidou de Jesus. José não foi importante por causa dele próprio; José foi importante porque protegeu Jesus e Cuidou d’Ele, sem chamar a atenção e isto torna maior o seu mérito.
Poucas pessoas terão cumprido seu papel de maneira tão discreta como José. Discrição, dedicação e cuidado com Jesus fazem de José uma figura extraordinária.
Ninguém teve importância tão grande no cuidado e na proteção de Jesus como São José. No entanto, José foi humilde, recatado e dedicado em suas ações.
A discrição, o cumprimento do dever para com sua família, a fé na aceitação na palavra dos anjos, a atuação de José na proteção de Jesus fazem dele grande exemplo para todos nós.
Que São José nos inspire e nos abençoe.