Administrar é a habilidade de criar, gerenciar e fazer desenvolver uma organização. Há pessoas que parecem ter nascido com o dom de administrar, mas você pode aprender a administrar; pode aprender a planejar, a organizar o empreendimento e a dominar o processo de tomada de decisão. Você terá que aprender a conhecer sua organização e a conhecer-se a si próprio.
O controle de recursos é etapa essencial dentro do processo de administrar a empresa.
Em tempos de paz, temos de administrar os recursos em nossa casa, em nossa vida pessoal e na empresa. Natural que, na guerra, os recursos sejam controlados e as despesas sejam reduzidas ao mínimo necessário, conforme ensinou Sun Tzu:
“Contribuir para a manutenção de um exército distante leva o povo ao empobrecimento. Por outro lado, a proximidade de um exército provoca a subida nos preços e preços altos sugam os bens do povo.”
O general tem de fazer a vitória compensar. Existe a expressão “vitória de Pirro” para definir a vitória obtida a alto custo.
Pirro, rei do Epiro e da Macedônia e um dos principais opositores de Roma, sofreu perdas irreparáveis após derrotar os romanos nas Batalhas de Heracleia (280 a. C.) e de Ásculo (279 a. C.). Após a vitória, Pirro declarou que “outra vitória como essas o arruinaria”.Ele perdeu grande parte das forças, quase todos os amigos e os principais comandantes. A expressão “vitória de Pirro”, por analogia, está ligada à economia e à política para descrever a luta prejudicial ao vencedor, na qual suas perdas foram tamanhas que a vitória não foi compensadora.
A habilidade de controlar gastos é o segredo da empresa estável e depende do líder. O gasto excessivo de recursos para dar suporte a decisões fracas ou erradas leva à exaustão de recursos e ao fracasso. Controlar gastos implica priorizar as necessidades e saber quais poderá atender e quando poderá atendê-las.
Se o gerente permitir que sua organização se disperse e/ou gaste recursos desnecessariamente, ela sofrerá grandes perdas que diminuirão o leque de opções no momento da tomada de decisões, e a empresa se enfraquecerá. Aí, até os colaboradores perderão o entusiasmo e a confiança no futuro.
Veja este texto de Sun Tzu:
“A nação se empobrece enviando mantimentos para soldados que estão longe. Os preços altos esgotam a riqueza.”
Adaptado aos dias atuais, retirando-o do contexto da guerra antiga e trazendo-o para as disputas mercadológicas do Século XXI, o texto assumiria a seguinte forma:
A coordenação da organização muito espalhada se torna cara, apesar das facilidades oferecidas pela tecnologia e pelas comunicações. O gerente deve trabalhar continuamente para reduzir custos.
Em outro texto, que trata da importância da obtenção de mantimentos para o exército, Sun Tzu escreveu:
“Conseguir um carregamento de mantimentos do inimigo equivale a vinte do seu, já que não só enfraquece o adversário como fortalece o seu exército. Utilize uma xícara do alimento do inimigo; ela vale vinte das suas.”
Faço, uma vez mais a ressalva de que Sun Tzu tratava de guerra, na qual valem o logro e a neutralização do adversário. Raciocinando com o contexto de paz e de disputas de comércio, essa frase poderia ser devidamente adaptada para:
Lucre um real hoje. Ele vale vinte reais em relação ao potencial de amanhã.
Valorize o cliente de hoje. Ele vale vinte reais em relação ao futuro cliente potencial.
O gerente pode otimizar recursos tanto pelo ganho como pela economia e controle de gastos.
Os gerentes incompetentes trazem problemas para a empresa de diferentes formas:
- Gastam dinheiro sem parcimônia quando há recursos disponíveis;
- Fazem retiradas da empresa apenas porque querem, sem se preocuparem com investimentos, manutenção e substituição do equipamento; e
- Não entendem as prioridades financeiras e nem as necessidades da empresa.
Há gastos desnecessários em sua empresa? Há setores em que é possível fazer economia?
Qual será o seu passo amanhã para economizar recursos? Quais as medidas que precisam ser tomadas para cortar gastos supérfluos e desnecessários, naturalmente sem deixar a empresa perder eficiência e qualidade?
2 Comentários
Como disse Pirro ,existem vitórias que não valem a pena: ” outra vitória como essas o arruinaria”.
Isso faz a gente refletir.
Agradeço ao Cláudio mais uma oportunidade de reflexão através da leitura desse texto.
Correto pois temos que nos ate aos detalhes.