Cashback é uma nova ação oferecida por empresas a seus clientes, a qual vem se tornando habitual e que caiu no agrado dos clientes. Literalmente, “cashback” significa “dinheiro de volta”, e é isto que as empresas têm feito.
A empresa recompensa os consumidores pela compra de produtos, devolvendo-lhes parte do valor pago. O percentual do valor restituído varia de empresa para empresa.
O dinheiro pode ser devolvido de diferentes formas: para o cliente ficar com crédito em nova compra que vier a fazer na empresa; para abater a fatura do cartão de crédito ou até por meio de transferência para a poupança do consumidor.
Há outras formas de fidelizar o cliente, sem ser por meio da restituição de dinheiro. Restaurantes costumam fazer o “cartão fidelidade”, no qual são anotadas as refeições feitas pelo cliente, que ganha o direito a uma refeição gratuita a cada 10 refeições que tenha feito. O sistema pode ser empregado por hotéis, motéis, empresas de lava-jato e qualquer comerciante que queira fidelizar o cliente.
Entretanto, o cashback foi a forma mais prática e fácil encontrada pelas empresas para fidelizar clientes, que têm o ganho imediato, real e mensurável e se sentem motivados a fazer a próxima compra, na qual sabem que terão o desconto.
O sistema de cashback tornou-se bom atrativo para os clientes, sendo que alguns levam em conta sua existência e a porcentagem restituída pela empresa no momento da compra.
Para as empresas o sistema oferece a possibilidade de fidelizar clientes, pode aumentar a conversão de vendas (pois o consumidor se sente incentivado a realizar novas compras ou adquirir novos itens) e pode ser usado em qualquer época do ano, pois não depende de sazonalidade.
O sistema foi criado na década de 1990 nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. Como caiu nas graças dos consumidores, tudo indica que veio para ficar.