Napoleão Bonaparte morreu no dia 5 de maio de 1821, na Ilha de Santa Helena, onde se achava exilado após a derrota da França na Batalha de Waterloo. A notícia de sua morte chegou ao conhecimento do soberano inglês George IV no dia 4 de julho de 1821, com quase dois meses de defasagem, e, da corte inglesa espalhou-se para o mundo.
A demora da divulgação do fato ocorreu porque, naquela época, as notícias andavam a cavalo, a bordo de embarcações a velas ou transportadas por mensageiros.
No mundo informatizado, eletrônico e digital de hoje, em que os países estão interligados, podemos assistir, quase que instantaneamente, ao pouso da nave em Marte ou ao voo do drone em solo marciano. As notícias tornaram-se instantâneas e há enxurrada delas vindas de todas as partes do mundo.
Sabe-se de tudo de todo o mundo a todo instante. A mania do cantor de rock, a tatuagem que a “cantora” fez em seu traseiro, o vulcão em erupção, quem ficou com quem, quem transou com quem, quem não usou máscara durante a pandemia e por aí vai. Só que mais de 90% das notícias são irrelevantes e nada acrescentam ao nosso conhecimento espiritual, moral ou científico e de nada servem para a nossa vida pessoal ou profissional.
Para agravar este quadro, jornais impressos ou eletrônicos colocam manchetes chamativas, não para destacar a importância da notícia, mas para atrair o leitor. A preocupação não é a notícia; o objetivo é fazer marketing da notícia.
São comuns as misturas de marketing com jornalismo, de jornalismo com proselitismo político, de jornalismo com ataque a governante de ideologia contrária à do jornal ou de jornalismo em defesa dos interesses da própria imprensa.
Tudo isto traz prejuízos para o próprio jornalismo, que perde credibilidade, e para o público, que recebe notícias deturpadas, inconsistentes ou superficiais.
O Portal iMulher seguirá outro caminho; dará prioridade à transmissão do conhecimento em detrimento da notícia descartável; destacará as análises dos fatos que ajudem a compreensão do próprio fato e suas consequências. Além do entretenimento, para que possa atuar livremente o PORTALIMULHER tem por objetivos atender a carência de leitoras ávidas por conhecimento, por belezas e por valores morais. Também lhes oferecerá provocações que as levem a pensar a fim de formarem sua própria opinião.
O Portal iMulher sempre terá este objetivo a guiar a sua caminhada.