Percy Spencer inventou o forno de micro-ondas graças a sua capacidade de observação.
Percy Spencer
O engenheiro norte-americano Percy Lebaron Spencer (1894 – 1970) registrou mais de 150 patentes e foi considerado um dos maiores peritos do mundo no estudo das micro-ondas.
Ele faleceu em 1970, com 76 anos, devido a câncer causado pela exposição à radiação excessiva a que esteve exposto ao longo da vida em seus estudos.
Em 1999, ele foi incluído no National Inventors Hall of Fame (NIHF) (Hall da Fama dos Inventores Nacionais), organização dedicada ao reconhecimento do espírito criativo e do trabalho de grandes inventores. O Hall of Fame homenageia homens e mulheres responsáveis por grandes avanços tecnológicos que trouxeram progresso humano, social e econômico.

Dentre outras invenções, Percy Spencer inventou o forno de micro-ondas em 1945, sua invenção mais popular.
A invenção do micro-ondas
Spencer estava fazendo experiências com radares e micro-ondas em seu laboratório a fim de descobrir o efeito calorífico das micro-ondas.
Ele reparou que a barra de chocolate, que havia levado de lanche e que estava colocada em sua mochila, havia derretido. Intrigado, ele procurou a fonte de calor que havia motivado o derretimento da barra de chocolate e refletiu sobre a possiblidade de aquecer alimentos expondo-os às ondas de radar.

Ele colocou grãos de milho sob o efeito das ondas e logo o milho havia se transformado em pipoca. As micro-ondas haviam agitado e friccionado as moléculas de água contidas no milho que, aquecido, em poucos segundos transformou-se em pipoca.
Spencer confirmou que as micro-ondas emitem calor. Aí foi só criar o invólucro que emitisse ondas para aquecer alimentos.
O segundo alimento que Spencer cozinhou sob o efeito das ondas foi um ovo que se aqueceu de dentro para fora e, em razão do calor, explodiu.
Os primeiros fornos de micro-ondas eram caros e pouco práticos. Os modelos menores, mais práticos e mais fáceis de serem manuseados surgiram na década de 1970.
Capacidade de observação
Uma barra de chocolate derretida e a capacidade de observação do cientista possibilitaram a invenção do micro-ondas.
Todos nós cometemos erros, mas podemos extrair deles conhecimentos, ensinamentos e aprimoramentos se soubermos observá-los e analisá-los. Para isso, devemos perguntar a nós mesmos, e não aos outros, os motivos de nossos erros, onde erramos, o que aconteceu e onde devemos nos corrigir. E mais, se há algo aproveitável do nosso erro e de nossa conduta.