Tipos de música têm hora e lugar.
Heavy metal num barzinho, na tarde/noite de sexta-feira espanta fregueses. Depois de uma semana estressante de trabalho, ninguém agüenta ficar muito tempo com heavy metal ou funk como música de fundo num barzinho.
CRIAÇÃO DE PLAYLISTS
Soundtrack Your Brand, cujo slogan é “música de fundo para empresas que querem tudo”, cria e projeta playlists para tipos específicos de negócios, situação ou gênero musical. a empresa cria estações que reflitam os valores e a vibração do negócio e oferece opções, tais como humor, energia e gênero, para a escolha do cliente.
O Swedish Retail Institute (Instituto Sueco de Varejo), instituto sueco de investigações e pesquisa de mercado e consultoria de vendas no atacado e varejo, analisou a influência da música executada em restaurantes e concluiu que a receita para o aumento de vendas é tocar músicas que combinam com a empresa e reflitam seus valores.
As lojas de departamentos colocam músicas pop de ritmo agitado, que parecem agitar os compradores e induzi-los a comprar rapidamente e o maior número de peças. O repertório e o volume das músicas deverão ser bem analisados, pois há clientes que não gostam de música agitada e alta e acabam por retirarem-se da loja. Poderão retornar depois ou não.
Não há dúvidas de que a música influencia comportamentos, pensamentos e desejos. Corre na internet uma piada de um homem num bar que se levanta da cadeira e diz que “o funk faz a pessoa levantar-se”. E complementa dizendo que “o funk faz a pessoa levantar-se para ir embora”.
No Brasil, a Tecla Music Agency, que tem por slogan “conectar marcas e pessoas através da música”, é especializada em curadoria e gestão sonora para marcas. A Tecla oferece valores e inspirações em estratégias sonoras para diferentes plataformas.
BRANDING
Branding é a construção da imagem da empresa diante de seu público a fim de aumentar sua visibilidade; é, pois, reforço do marketing. Branding envolve o nome fantasia, o logotipo e as cores da empresa e o uso de marketing sensorial. Passe em frente da M Martan e perceberá o odor agradável da loja que logo você associa às roupas de cama e de banho. A música também é valioso elemento de branding para oferecer ao cliente ambiente agradável e melhor experiência de compra.
OS SENTIDOS
As cores e a decoração afetam o sentido da visão; o perfume, o do olfato, e a música pretende cativar o cliente pelo sentido da audição. É a potencialização do marketing sensorial. O marketing explora todos os sentidos humanos.
Uma loja para jovens toca música de rock, própria de jovens. Uma mulher de 60 anos, que entre na loja para comprar um presente, não permanecerá nela por longo tempo e talvez nunca retorne. Essa cliente se sentirá melhor na loja que tiver atendimento mais formal e música mais calma.
Com a música ambiente, o marketing completa a exploração dos cinco sentidos humanos.
MÚSICA AMBIENTE
Evidente que é difícil criar a playlist de consenso e admirada por todos s clientes; não existe “receita de bolo”. Cada música poderá trazer tipos diferentes de lembranças e emotividade para diferentes clientes. Porém, a loja deverá encontrar a sua identidade musical para que as músicas executadas levem o estabelecimento à memória do cliente.
A música se faz presente em todas as atividades humanas e não poderia estar ausente do marketing e das compras.