Destaques da semana.
CASOS DE DENGUE E CHIKUNGUNYA NO BRASIL EM 2024
DENGUE | CHIKUNGUNYA | |
Número de casos prováveis até 22 de novembro |
6.569.698 |
262.929 |
Aumento do número de casos na semana |
10.932 |
1.130 |
Número de óbitos decorrentes até 1 de novembro |
5.835 |
203 |
Aumento do número de óbitos na semana |
32 |
10 |
Óbitos em investigação até 1 de novembro |
1.167 |
115 |
Aumento do número de óbitos em investigação na semana |
29 |
——- |
Fonte: Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizado em 22 de novembro de 2024.
FEBRE OROPOUCHE
Até o dia 22 de novembro de 2024, o Ministério da Saúde registrou 9.126 casos de febre oropouche no Brasil. Em 2023, foram 831 casos registrados.
ENCONTRO DO G20
Terminou na terça-feira o encontro do G20, as 20 maiores economias do planeta, realizado no Rio de Janeiro. A declaração final conteve apenas platitudes e nada de concreto em termos de ações ou de providências concretas em prol do planeta ou da humanidade.
A declaração final fez constar que os países são contra a fome e a pobreza, que defendem o desenvolvimento sustentável e maior solidariedade entre os povos. Ninguém, em são consciência, defenderia a fome e a pobreza. Mas o encontro não estabeleceu metas a serem alcançadas pelos países e nem ações concretas a serem realizadas.
Não houve sequer a fotografia dos chefes de Estado presentes ao encontro. O presidente dos Estados Unidos e o da Argentina faltaram à primeira sessão de fotos. Outros presidentes faltaram à segunda sessão e, com isso, não houve a fotografia oficial do encontro na qual estivessem reunidos todos os chefes de Estado.
ACORDOS COM A CHINA
Encerrado o encontro do G20, o governo brasileiro se reuniu com o presidente da China. Os dois governos assinaram 37 acordos.
Um deles firmou a cooperação entre a Telebrás e a empresa chinesa SpaceSail, que está desenvolvendo serviço de internet via satélite para concorrer com a Starlink, do bilionário norte-americano Elon Musk.
O acordo prevê o provimento de internet para locais em que não há infraestrutura adequada, como cabos e torres de transmissão.
Acontece que a empresa chinesa opera cerca de 40 satélites e tem a expectativa de chegar a 600. A Starlink, de Musk, tem mais de 1.000 satélites em órbita no momento.
O acordo somente dará resultado depois do ano 2030, se der. A assinatura parece mais um gesto de pirraça contra o Elon Musk do que um acordo que faça concorrência efetiva a ele no curtíssimo prazo. Ainda mas depois que a primeira-dama proferiu sonoro palavrão contra Musk durante evento prévio ao encontro do G20.
INADIMPLÊNCIA
Em outubro, o Brasil tinha 73,1 milhões de pessoas inadimplentes. Em janeiro de 2024, eram 72,9 milhões de pessoas que tinham débitos pendentes.
O número de outubro somente perdeu para o mês de baril, quando havia 73,4 milhões de inadimplentes.
Os dados são da Serasa, empresa especializada em informações financeiras.

A Serasa apontou motivos que contribuíram para o aumento da inadimplência: aumento da taxa básica de juros, a escalada da inflação de alimentos, e redirecionamento de gastos das famílias, dentre os quais se incluem as apostas on line.
“As famílias estão penduradas no crédito mais fácil, no cartão parcelado, em que o critério (de concessão do dinheiro) é frouxo”, declarou o Banco Central. O crédito mais fácil é justamente o que cobra as maiores taxas de juros.
VAIDADE
Uma mulher de 24 anos foi presa durante a apresentação do rapper americano Macklemore no Lovestream Festival de Brastislava (Eslováquia), realizado em agosto deste ano.
O rapper chamou uma mulher da platéia para um dueto no palco. A mulher subiu ao palco, mas alguém da plateia, que a havia visto no site de procurados, a reconheceu e informou a polícia. A polícia a prendeu depois de confirmar sua identificação e confirmação de sua condição de procurada. Ela estava devendo multa equivalente a R$ 5 mil relativo a um incidente ocorrido em 2019.
A vaidade falou mais alto e a fez expor-se publicamente em destaque.
OVNIs NO BRASIL EM 2023
A Força Aérea Brasileira (FAB) registrou 30 relatos de avistamentos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) no Brasil em 2023. O Arquivo Nacional tornou públicos os registros.
Os pilotos que avistam o OVNI ou aparições misteriosas nos céus preenchem um relatório e os enviam as Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) da FAB.
Os avistamentos ocorreram em todas as regiões do Brasil. Contudo, a maior parte se concentra na Região Sul, principalmente entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Há uma possível explicação para algumas aparições. Os satélites da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, que oferecem internet sem fio, voam em órbita baixa e podem chamar a atenção de pilotos e de pessoas.
CELULAR EM ESCOLAS
Escolas do Estado de São Paulo, que baniram o celular das salas de aula, relatam melhora no convívio dos alunos, na prática de esportes e do foco durante as aulas. A proibição gera reações iniciais por parte de alunos que, com o passar do tempo, entendem e vivenciam os benefícios da proibição.
Sem o celular, os alunos conversam mais nos intervalos de aula, fazem novas amizades, alguns vão até as bibliotecas, outros praticam esportes e há até que adiante o dever de casa.
A medida ainda enfrenta reações de pais e de alunos, especialmente os mais velhos que não admitem afastarem-se da telinha.
Projeto no sentido de proibir celulares nas escolas do Brasil está em tramitação no Congresso.
FALTA DE AÇÃO, OU BUROCRACIA, OU MOROSIDADE
As fortes chuvas que caíram em Belo Horizonte no dia 13 de novembro causaram o rompimento da barragem Lagoa do Nado, no bairro Planalto. A lagoa, que armazenava 63 milhões de litros de água, faz parte do complexo de um parque municipal.
A revolta maior pelo rompimento é que a prefeitura de Belo Horizonte sabia, desde pelo menos 2019, que a lagoa apresentava problemas estruturais e necessitava de reparos. A prefeitura contratou duas consultorias – uma em 2019 e outra em 2021 – que concluíram pela necessidade de obras e uma delas concluiu que havia a necessidade de substituição da barragem.
Em 2023, a prefeitura publicou edital para a contratação de serviço técnico especializado para elaboração de estudos e projetos executivos para adequações no barramento da lagoa. As obras não foram sequer iniciadas, a a barragem rompeu-se.
Morosidade? Burocracia? Inoperância? Inação? Irresponsabilidade dos governantes? O triste é que ninguém é responsabilizado pelas perdas da população.
ÍNDICES SOCIAIS DO BRASIL
Samuel Hanan, engenheiro e ex-vice-governador do Amazonas, publicou bom artigo em que analisa as condições sociais do Brasil.
Ele inicia o artigo enaltecendo os dados positivos do Brasil: quinto país em área territorial, sétimo em população, oitava maior economia do mundo, responsável por 30% da produção mundial de alimentos e oitavo maior produtor de petróleo, dentre outros números.
Depois de apontar as riquezas, ele apresenta as vulnerabilidades do país. Dentre os 30 países de maior expressão econômica do mundo, o Brasil ocupa a última posição na devolução de tributos em forma de sérvios essenciais para a população. Ocupa a 88ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas.
No item distribuição de renda, o Brasil é o sétimo pior do mundo.
Hanan atribui essa situação às ações dos maus governantes escolhidos pelo povo desde o ano 2000, que muito prometeram e nada concretizaram de útil para o país.
GUERRA NA UCRÂNIA I
A guerra na Ucrânia escalou um degrau rumo à ameaça nuclear.
Até então, os países aliados da Ucrânia – particularmente Alemanha, França, Estados Unidos e Inglaterra – forneciam foguetes e mísseis para a Ucrânia com a condição de que deveriam ser utilizados apenas na defesa de seu território; não deveriam ser empregados para ataques ao território russo. A situação mudou.
O presidente dos Estados Unidos autorizou a Ucrânia a empregar mísseis de longo alcance para atacar instalações na Rússia. A Ucrânia fez o primeiro ataque contra uma instalação militar russa na região fronteiriça de Bryansk.
O chanceler russo considerou que abriu-se nova fase na guerra e que a Rússia agirá de conformidade com os novos fatos.
GUERRA NA UCRÂNIA II
Ações geram reações. O presidente russo, Vladimir Putin, assinou decreto que amplia as possibilidades de uso de armas nucleares, segundo ele, para adaptar os fundamentos de guerra russos à nova situação.
Segundo a nova doutrina de guerra russa, o país poderá usar armas nucleares em resposta a um ataque nuclear ou convencional que represente ameaça à soberania e à integridade territorial da Rússia e de seus aliados. O decreto cita que armas nucleares poderão ser utilizadas em casos de ataques aeroespaciais com aeronaves, mísseis e drones. A Ucrânia tem feito ataques por drones no território russo.
O termo “ameaça crítica à soberania” utilizado no decreto é mais amplo e genérico, o que aumenta a possibilidade de uso de armas nucleares por parte da Rússia.
O governo norte-americano considerou a revisão da doutrina de guerra russa como mais um blefe.
OBRA DE ARTE (?)
O empresário de criptomoedas Justin Sun adquiriu uma obra de arte na casa de leilões Sotheby´s, Nova York, por US 6,2 milhões, mais de R$ 35 milhões.
Leilões de arte são normais. A estranheza no caso é que a obra adquirida nada mais é que uma banana presa com fita adesiva a uma parede. O comprador deverá ter o cuidado de troca a banana quando ela apodrecer.
Sun justificou a compra alegando que “a obra representa um fenômeno cultural que une os mundos da arte, dos memes e da comunidade de criptomoedas. Acredito que essa peça inspirará mais reflexões e discussões no futuro e se tornará parte da história”.

Será mesmo obra de arte? O que constitui a arte atualmente? Ou a obra é o símbolo das extravagâncias e dos absurdos do mercado de arte atual? Que constitui arte hoje em dia?
Recentemente, o PORTALIMULHER publicou artigo sobre duas latas de cerveja vazias e amassadas expostas como obra de arte num museu da Holanda que foram atiradas ao lixo por um funcionário de limpeza do museu.
MULHERES NO GOVERNO NORTE-AMERICANO
Até o momento, Ronald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, escolheu 3 mulheres para compor o primeiro escalão de seu governo.
Susie Wiles, gerente de campanha de Trump, tornou-se a primeira mulher a ocupar a função de chefe de gabinete da Casa Branca. Ela se destaca pela liderança e alinhamento com o estilo de gestão do presidente eleito.
A deputada republicana Elise Stefanik será a embaixadora dos EUA na ONU.

Tulsi Gabbard, tenente-coronel veterana de guerra que esteve em missões no Oriente Médio e na África, será a diretora de Inteligência Nacional.
Essas nomeações servem de alerta para o cuidado que se deve tomar com a parte da imprensa parcial e partidária que acusava o candidato Trump de homofóbico, nazista e que tais.
MORTE POR CAUSA DE SELFIE
Mais uma morte por conta de achar a melhor posição para fazer selfie. Amanda Barbosa, 24 anos, morreu atropelada depois de cair de um carro em movimento do qual fazia selfies em João Pessoa, Paraíba. Ela se desequilibrou, caiu do veículo e foi atropelada por outro veículo que transitava a seu lado.

Outras duas jovens estavam penduradas para fora do teto solar do veículo. Elas tinham saído de uma festa e resolveram fazer vídeos para postar nas redes sociais. Desde 2008, mais de 500 pessoas já morreram ao tentar fazer selfies em locais arriscados. Uma em cada três pessoas estava em viagem. Os dados são da Fundación iO, que desenvolve projetos em saúde no campo de doenças infecciosas e de medicina do viajante.
FRASES DA SEMANA
LIDERAR
“Meu trabalho não é pegar leve com as pessoas; meu trabalho é o de torná-las melhores”.
Steve Jobs (1955 – 2011), empresário e inventor norte-americano no setor de informática.
PLANO PERFEITO
“O maior inimigo de um plano é um plano perfeito”.
Carl Von Clausewitz (1780 – 1831), general e estrategista militar prussiano.
RACISMO
“O dia, em que pararmos de nos preocupar com consciência negra, amarela ou branca e nos preocuparmos com consciência humana, o racismo desaparece”.
Morgan Freeman, ator norte-americano.