Existem ferramentas de detecção de IA para identificar textos preparados pela IA: Plagium, Duplichecker, Plagiarism Checker indicam rapidamente se o texto foi gerado por inteligência artificial e/ou plagiado.
A CV Genius, portal de recursos para criar currículos, considera-se assistente pessoal para confecção de currículos. O Genius faz perguntas ao interessado e, com base nas respostas dadas, confecciona o curriculum vitae (CV), que diz ser personalizado.
No entanto, a revista Forbes publicou artigo que aponta que os recrutadores não veem com bons olhos candidatos a vagas de emprego que utilizam ostensivamente a IA para a confecção do currículo. A própria CV Genius conduziu pesquisa referente ao assunto.
A pesquisa entrevistou 625 gerentes de contratação e constatou que 80% deles não gostam de ver currículos gerados por IA.
O candidato a vaga de emprego pode pensar que está abafando com o texto redigido por IA, mas os recrutadores estão atentos à IA. 74% dos recrutadores entrevistados afirmaram que podem identificar a utilização de IA em currículos e 57% mostraram menor propensão de contratar candidato que utilize IA e podem até descartar sumariamente o candidato ao verificarem que o CV foi integralmente preparado por IA.
Por mais que a IA pretenda confeccionar CV personalizados, máquina é máquina e seu texto será impessoal, cheio de lugares-comuns e expressões genéricas.
A artificialidade do CV se torna mais gritante quando há discrepância entre o nível intelectual do candidato e o CV elaborado. Além disso, o CV preparado por IA passa a imagem de que o candidato pretende enganar os entrevistadores mostrando no texto o que ele não é ou tentando mostrar preparo que não tem.
A IA deve ser usada como instrumento, como guia a orientar o preparo do CV na formatação, em aspectos a serem citados e cuidados a serem tomados; jamais como cópia.
PRINCIPAIS FALHAS DE CV CONFECCIONADOS POR IA
- Exageros e informações incorretas
A IA pode escrever textos exagerados ou não condizentes com a experiência profissional do dono do CV, o que reforça a necessidade de verificação do texto escrito pela IA. Informações distorcidas em CV, ainda mais se desmentidas ou não confirmadas em entrevistas, podem levar à interpretação de desonestidade do responsável pelo CV.
- Informações genéricas
A IA usa frases genéricas e impessoais. O interessado tem que dar aspecto pessoal ao seu CV, acrescentando nele experiências profissionais relacionadas ao cargo para o qual se candidatar e suas vivências.
Uma vez mais se reforça a necessidade de revisão do texto gerado por IA, caso o interessado tenha se socorrido com a IA.
- Modelos comuns de CV
O candidato que levar CV transcrito de IA corre o risco de encontrar outro candidato com CV semelhante ou bem parecido com o seu.
Essencial que o CV esteja redigido de forma coerente com a formação do candidato e, principalmente, coerente com a experiência profissional, o conhecimento e o que candidato dirá na entrevista.