A joalheria Vivara completa 60 anos de história em 2022, fato notável porque o mercado de luxo é extremamente competitivo. Ressalte-se que a Vivara está inserida entre as 100 maiores empresas de luxo do mundo.
Qual a fórmula de sucesso da Vivara? Há muitos componentes na fórmula “do bolo” de sucesso da Vivara; alguns merecem destaque.
O primeiro é a cultura empreendedora, de expandir-se e de buscar novos formatos para as joias que produz, sempre em atendimento ao gosto dos clientes.
O segundo componente, citado rapidamente no primeiro, é o foco no cliente, de forma a proporcionar-lhe a completa satisfação. A empresa tem a cultura de estar sempre próxima do cliente. Ouve os clientes, procura identificar sua demanda e seus interesses. Isso implica conhecer os clientes de cada região, de cada Estado e cidade, que têm suas particularidades e sua demanda particular.
O terceiro componente é o acompanhamento das tendências globais.
A Vivara figura entre as 20 empresas globais com mais rápido crescimento entre 2018 e 2021.
A história da empresa começou em 1962, com pequeno ateliê em São Paulo, no qual o imigrante de origem judaica David Kaufman produzia joias sob medida para clientes. Em 1970, Nelson Kaufman, filho de David, entrou na empresa e expandiu-a, fazendo com que deixasse de ser apenas empreendimento familiar. Hoje, a Vivara tem 268 pontos de venda próprios no país.
80% de sua produção estão concentrados em fábrica própria em Manaus.
Depois de consolidada no mercado, a Vivara diversificou sua atuação. Manteve a Loja Vivara, marca-mãe, que vende joias de maior valor e mais trabalhadas, e criou as Lojas By Vivara, braço da empresa que vende joias para o dia a dia, com temas juvenis e esportivos, tais como joias com motivos de viagem, pets e sentimentos de amor, gentileza e fé. Ambas as lojas oferecem produtos que espelham a tendência do momento.
Outro aspecto fundamental é o de comunicação e marketing, no qual promove campanhas com grandes celebridades. Há 10 anos, Gisele Bündchen é o rosto da grife. Beleza ostentando beleza.
Apesar de produtos supérfluos, joias exercem fascínio sobre as pessoas, principalmente sobre as mulheres. Nos homens, para oferecê-las para as amadas, embora relógios, pulseiras e cordões sejam ostentados por eles atualmente.
Ana Rita Chaves, gerente de loja Vivara há 13 anos, diz que adora trabalhar na Vivara porque a empresa tem atenção para com os funcionários. Mais que isso, ela se sente realizada por contribuir para que sonhos se transformem em realidade e por vender joias que, apesar de não serem itens essenciais, colocam belos sorrisos no rosto da pessoa que presenteia e de no de quem recebe o presente. Os sorrisos de satisfação que percebe ao vender uma joia são a sua maior recompensa.
As joias são vistas como forma de realçar os próprios encantos.
A Vivara explora esse fascínio por joias, aliando a paixão por joias com conhecimento do produto, com produção muito bem trabalhada e com a preocupação de bem atender ao gosto e aos interesses do cliente.